quarta-feira, 11 de novembro de 2015

EFEMÉRIDES do dia 11 de novembro


Dia do Armistício (Primeira Grande Guerra Mundial 1914-18).

Santo do dia São Martinho de Tours (Sabaria, Panônia actual Hungria, 316 d. C. - Condate, Gália actual França, 8 de novembro de 397 d. C.). 
Oriundo de uma família pagã, cedo sentiu-se atraído por curiosidade, pelo cristianismo. A
o atingir a adolescência com 15 anos de idade, o seu pai alistou-o na cavalaria do exército imperial contra a própria vontade. Mas se o intuito do pai era afastá-lo da Igreja, o resultado foi inverso, pois Martinho, continuava praticando os ensinamentos cristãos, principalmente a caridade. Foi nessa época que ocorreu o famoso episódio do manto, quando um mendigo que tinha frio lhe pediu esmola e, como não tinha nada para lhe ofertar, cortou o seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Contam os relatos escritos que, durante a noite, o próprio Jesus lhe terá aparecido num sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido. Dessa noite em diante, decidiu que deixaria as fileiras militares para se dedicar à religião. Foi baptizado aos 22 anos de idade e entretanto afastou-se da vida da corte e do exército, tornou-se monge, tendo permanecido na Gália. No ano de 354, aos 38 anos de idade, chega a Pictavium a actual Poitiers, para se tornar discípulo do seu famoso bispo Santo Hilário, que o ordenou diácono. Pouco tempo depois, um grande número de jovens queria seguir o mesmo tipo de vida de Martinho. Por isso, Martinho construiu ali o primeiro mosteiro em terras francesas e de toda a Europa ocidental. Martinho liderou um movimento de evangelização juntamente com seus monges. Visitavam aldeias, pregavam a Boa Nova, levavam o povo a abandonar os seus ídolos e construíam igrejas. Foi consagrado bispo de Tours em 4 de julho de 371 d. C.. Ele resistiu, mas aceitou. Porém, não deixou a sua peregrinação missionária. Martinho exerceu o bispado durante vinte e cinco anos, morreu no dia 8 de novembro de 397, aos 81 anos de idade. A festa da sua comemoração é realizada no dia 11 de novembro, data em que foi sepultado na cidade de Tours numa simples tumba. Tornou-se o primeiro santo não mártir a receber culto oficial da igreja e também um dos santos mais populares da Europa medieval. Há diversas tradições festivas associadas a esta data e que se relacionam com um espírito de convívio e de solidariedade um pouco por toda a Europa. Tornou-se o primeiro santo não mártir a receber culto oficial da igreja e também um dos santos mais populares da Europa medieval. São Martinho é padroeiro dos mendigos e de diversas profissões (antigas e modernas), como: curtidores, alfaiates, soldados, cavaleiros, da restauração (hotéis, pensões, restaurantes) e produtores de vinho. É considerado um dos Padroeiros do Sporting Clube de Portugal.









Em Portugal

1154 - Nasce Sancho Afonso (Coimbra, Portugal, 11 de novembro de 1154 - Coimbra, Portugal, 26 de março de 1211). Virá a ser o rei D. Sancho I de Portugal. Foi baptizado com o nome de Martinho, por ter nascido no dia do Santo Martinho de Tours, e não estaria preparado para reinar, no entanto com a morte do seu irmão mais velho, D. Henrique, quando Martinho contava apenas 3 anos de idade, levou à alteração da sua onomástica para um nome mais hispânico, ficando desde então Sancho Afonso. Sancho Afonso irá torna-se no segundo rei de Portugal. Tendo sido coroado na Sé de Coimbra, manteve essa cidade como o centro do seu reino. D. Sancho I deu por finda as guerras fronteiriças pela posse da Galiza e dedicou-se a combater os mouros localizados a Sul. Acumulou um tesouro real e incentivou a criação de indústrias, bem como a classe média de comerciantes e mercadores. Promoveu e apadrinhou o povoamento dos territórios de Portugal, destacando-se a fundação da cidade da Guarda, em 1199, e a atribuição de cartas de foral na Beira e em Trás-os-Montes, ordenando assim o povoamento de áreas remotas do reino, em particular com imigrantes da Flandres e da Borgonha.



1528 - Frei Bartolomeu dos Mártires entra para a Ordem Dominicana. Foi dedicado Venerável pelo papa Gregório XVI em 23 de março de 1845, tendo procedido o papa João Paulo II à sua beatificação em 4 de novembro de 2001.

1820 - Em Portugal, eclode a revolta liberal apelidada de "Martinhada", liderada entre outros por Bernardo de Sá Nogueira (marquês de Sá da Bandeira), Gaspar Teixeira de Magalhães e Joaquim Teles Jordão.



1855 - Nasce Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque (Batalha, Portugal, 11 de novembro de 1855 - Lisboa, Portugal, 8 de janeiro de 1902). Virá a ser oficial de cavalaria português, herói de Chaimite e de Gaza, durante as gloriosas campanhas de África (1894-1895), e um dos mais notáveis administradores coloniais. Após os estudos preparatórios, Mouzinho de Albuquerque assentou Praça como Voluntário no Regimento de Cavalaria N.º 4, frequentando na Escola Politécnica os cursos preparatórios para ingresso na Escola do Exército. Seguidamente ingressou no Real Colégio Militar, terminando o curso na Escola do Exército em 1878, sendo promovido a Alferes e em 1884 foi promovido a Tenente e nomeado Regente de Estudos no Real Colégio Militar. Dois anos depois, partiu para a Índia, ocupando um lugar na fiscalização do Caminho-de-Ferro de Mormugão, em Mormugão, e, em 1888, foi nomeado secretário-geral do governo do Estado da Índia. Em 1890, foi promovido a Capitão, feito Oficial da Real Ordem Militar de São Bento de Avis e nomeado Governador do Distrito de Lourenço Marques, cargo que ocupou até 1892, altura em que regressou a Lisboa. Em 1894 marca o regresso de Mouzinho de Albuquerque às Colónias, desta vez comandando um Esquadrão de Lanceiros que se iriam juntar às forças de expedição militar que tinha por objectivo dominar as rebeliões indígenas no Sul de Moçambique, destacando-se nas campanhas de África, nomeadamente a que levaria à prisão do Chefe Vátua Gungunhana em Chaimite, Moçambique em 1895. Entre outros postos, foi promovido a Tenente-Coronel e nomeado, a 28 de setembro de 1898, para o Conselho de Sua Majestade Fidelíssima, Ajudante de Campo Efectivo do Rei D. Carlos I de Portugal, Oficial-Mor da Casa Real e Aio responsável pela educação do Príncipe Real D. Luís Filipe de Bragança. A sua posição crítica face à política e aos políticos da sua época, levaram a que fosse progressivamente ostracizado e envolvido num crescente clima de intriga. Foram-lhe atribuídas diversas condecorações em Portugal e no estrangeiro, como a Medalha da Rainha D. Amélia Moçambique 1894-1895 e Macontene 1897 e com os graus de Grande-Oficial da Real Ordem Militar da Torre e Espada, entre muitas outras. Foi ainda autor de algumas obras, umas publicados em vida outras postumamente. Mouzinho de Albuquerque terá preparado minuciosamente a sua morte, suicidando-se no interior de um coupé, embora algumas fontes atribuam a morte a homicídio.

1861 - Morre D. Pedro V (Lisboa, Portugal, 16 de setembro de 1837 - Lisboa, Portugal, 11 de novembro de 1861), aos 24 anos. Foi rei de Portugal, ficando conhecido pelo cognome de "O Esperançoso". Teve uma notável preparação moral e intelectual desde criança. Estudou ciências naturais e filosofia, dominava bem o francês, alemão, grego, o latim e chegou a estudar inglês. O seu espírito terá sido influenciado pela convivência que teve com Alexandre Herculano, que foi o seu educador. Embora muito jovem aquando a sua ascensão ao trono português, com apenas 16 anos, foi considerado por muitos como um monarca exemplar, que reconciliou o povo com a casa real, após o reinado da sua mãe ter sido fruto de uma guerra civil vencida. Apesar de atormentado por constantes dificuldades, quer na vida pública quer na privada, como as epidemias de cólera-morbus e de febre amarela, as grandes inundações, a morte da sua esposa D. Estefânia, D. Pedro consegue dar uma certa estabilidade à vida política portuguesa. Entre outros feitos importantes no seu reinado efémero, foi grande impulsionador da introdução de novos tecnologias em Portugal como o telégrafo eléctrico, o caminho de ferro e as primeiras viagens regulares de navio entre Portugal e Angola, entre outras grandes e importantes mudanças. Morreu devido a febre tifóide, segundo o parecer dos médicos,  apesar do povo ter suspeitado  de envenenamento e por isso viria a amotinar-se. A sua morte provocou uma enorme tristeza em todos os quadrantes da sociedade. Não tendo filhos, foi sucedido pelo irmão, o infante D. Luís. Pode no entanto considerar-se, a avaliar por toda a sua vida de monarca, o rei D. Pedro V como, para além do primeiro homem moderno em Portugal, um rei com muita competência, dotado de uma grande cultura e um visionário para o seu tempo.

 

1916 - Morre Francisco António da Veiga Beirão (Lisboa, Portugal, 24 de julho de 1841 - Paço de Arcos, Oeiras, Portugal, 11 de novembro de 1916), aos 75 anos. Foi um politico português do tempo da Monarquia Constitucional que presidiu ao penúltimo governo antes da implantação da República. Aos 21 anos  licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Exerceu advocacia e mais tarde tornou-se num reconhecido jurisconsultor e estadista. Foi nomeado em 1887, professor no extinto Instituto Comercial de Lisboa, para as cadeiras de Direito Comercial e Marítimo e Direito Internacional, atingindo mais tarde a categoria de catedrático. Foi presidente da Associação de Advogados de Lisboa, vice-presidente da Academia Real das Ciências de Lisboa, também sócio efectivo do "Institut de Droit International" e da "Real Academia de Jurisprudencia y Legislación de Madrid". Reconhecido no estrangeiro, foi o primeiro português a receber uma importante distinção de Doctor of Civil Law pela Universidade de Edimburgo na Escócia em 1905. A nível politico inicia como deputado pelo Partido Progressista, destacando-se e rapidamente chega aos lugares cimeiros do partido, assim permaneceu sem interregnos durante 25 anos. Foi Par do Reino à data de 4 de Abril de 1905. Chega a ministro e, fica com a pasta da Justiça e Assuntos Eclesiásticos, por duas vezes nos anos de 1886-1890 e 1890-1900. Veiga Beirão foi agraciado com muitas condecorações internas e externas, desde logo a mais importante de Portugal a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

1953 - Morre António Maria Lisboa Júnior (Lisboa, Portugal, 1 de agosto de 1928 - Lisboa, Portugal, 11 de novembro de 1953) aos 25 anos. Foi escritor e poeta português. Apesar da sua evidente preferência pelas artes e letras, foi obrigado pelo pai a frequentar o Ensino Técnico, que não era do seu agrado. A partir de 1947 forma, com Pedro Oom e Risques Pereira, um pequeno grupo à parte das actividades dos surrealistas, adoptando uma postura inconformista. Em 1949, parte para Paris, onde permanece durante dois meses. Escreveu “Erro Próprio” (1950), o principal manifesto do surrealismo português. Colaborou ainda na revista Pirâmide publicada entre 1959 e 1960 e foi redactor de Afixação Proibida, em colaboração com Mário Cesariny, amigo que o acompanhou até aos últimos dias de vida. Foi ainda autor de  "Isso Ontem Único" (Lisboa, 1953)," Uma Carta: Estrela da Ilha em Puros Ministros" (1958), entre outras obras. Atormentado por dificuldades existenciais, morreu muito jovem, com apenas 25 anos. Em 1977 foi publicado a titulo póstumo, um volume com a sua obra completa organizado por Mário Cesariny.



1961 - Realizam-se eleições para a Assembleia Nacional.

1984 - A atleta portuguesa Aurora Cunha sagra-se, em Madrid, campeã mundial de estrada.

1995 - O Procurador-geral da República manda arquivar o processo do caso Camarate.

 

2006 - Portugal admite cumprir metas do Protocolo de Quioto, previstas para 2008-12, embora a emissão de gases poluentes exceda a quota prevista de 27%.

2006 - Abre ao publico o Lagartagis, o primeiro Borboletário da Europa, situado no Jardim Botânico, em Lisboa, para preservar espécies ameaçadas.

2009 - A banda portuguesa Buraka Som Sistema é distinguida com o galardão "European Border Breakers Awards" (EBBA) de 2010, destinado a premiar músicos em início de carreira com sucesso além-fronteiras, segundo a Comissão Europeia.










No Mundo

1417 - O Concílio de Constança elege Otto de Colonna papa Martinho V, encerrando o Grande Cisma do Ocidente.

 

1821 - Nasce Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski (Moscovo, Rússia, 11 de novembro de 1821 - São Petersburgo, Rússia, 9 de fevereiro de 1881). Virá a ser um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo. Oriundo de uma família de classe média, Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski frequenta a Academia Militar de Engenharia de São Petersburgo. Após a sua formação académica em 1843 como engenheiro, Fiódor Dostoiévski trabalhou integralmente como escritor, produzindo romances, novelas, contos, memórias, artigos jornalísticos e críticos. Foi ainda editor em revistas próprias, como preceptor e participou de actividades políticas. Fiódor Dostoiévski foi preso em 1849 por conspirar contra o Czar Nicolau I, na sua semi-biográfica, a obra “Recordações da Casa dos Mortos”, trata dos anos que passou preso na Sibéria. A influência de Fiódor Dostoiévski é ímpar, ele influenciou directamente a Literatura, a Filosofia, a Psicologia e a Teologia. Sob sua influência directa foram produzidas várias obras literárias e mais tarde cinematográficas. Foi também reconhecido como precursor dos seguintes movimentos, o nietzscheanismo, psicanálise, expressionismo, surrealismo, teologia da crise e existencialismo. Em 1880, Fiódor Dostoiévski foi eleito vice-presidente da Sociedade Eslava Benevolente. Considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psique. Foi autor de "Gente Pobre", "O Duplo", "Crime e Castigo", "Irmãos Karamazov", "O Jogador" entre muitos outros.

1918 - Durante a Primeira Grande Guerra Mundial, 1914-18, é assinado o Armistício, às 2h 05 da madrugada, num episódio mais tarde conhecido como "Dia do Armistício", assinado, numa carruagem restaurante da CIWL na floresta de Compiègne no norte de França. Os principais signatários foram o Marechal Ferdinand Foch, comandante chefe das forças da Tríplice Entente, o almirante inglês Sir Rosslyn Wemyss e Matthias Erzberger, representante alemão. O cessar-fogo entra em vigor à 11ª hora do 11º dia do 11º mês.


 
1965 - Há 50 anos Ian Smith declara unilateralmente a independência da Rodésia, Zimbabué, atitude considerada ilegal pelo Reino Unido que impõe restrições comerciais.

1972 - O Conselho de Segurança da ONU aprova, por unanimidade, a resolução que exige a Portugal o início de conversações que levem ao fim das guerras em África.

1972 - Os Estados Unidos transferem a posse da base de Long Binh para as forças sul-vietnamitas. O ato simboliza o fim da intervenção norte-americana na guerra do Vietname.



1973 - A recém-formada República da Guiné-Bissau é admitida na FAO, organização alimentar mundial da ONU.

1973 - O Egipto e Israel assinam um acordo de cessar-fogo.

1975 - Há 40 anos Agostinho Neto proclama, em Luanda, a independência e a formação da República Popular de Angola. Em Nova Lisboa, UNITA e FNLA proclamam a República Democrática de Angola. Começa a Guerra Civil no novo país.



1982 - O Colúmbia é o primeiro satélite comercial a ser posto em órbita.

1985 - A Assembleia-Geral da ONU designa 1987 Ano Internacional da Paz.

1997 - A UNESCO interdita a clonagem humana, estabelecendo critérios éticos para a investigação sobre o genoma humano e suas aplicações.

2004 - Morre Yasser Arafat (Cairo, Egipto, 24 de agosto de 1929 - Clamart, França, 11 de novembro de 2004), aos 75 anos. Foi presidente da Autoridade Palestiniana. Yasser Arafat viveu a maior parte da sua infância no Cairo, com a excepção de um período quatro anos, entre os seus 5 e 9 anos, em que ele viveu em Jerusalém. Frequentou a Universidade do Cairo, onde se formou em engenharia civil. Nos seus tempos de estudante, aderiu à Irmandade Muçulmana e à associação de estudantes, da qual foi presidente entre 1952 e 1956. Em 1956 serviu no exército egípcio durante a Crise do Suez. Fundou o Al Fatah, grupo que pregava a luta armada. A partir de 1964, fez parte da "Organização para a Libertação da Palestina" (OLP), da qual se tornou presidente em 1966. Criou o quartel general da OLP em Beirute, mas foi obrigado a mudar para a Tunísia quando o local foi invadido por Israel, em 1982. Yasser Arafat imprimiu à luta do povo palestiniano um cunho próprio, que valorizava o empenho diplomático e os esforços de conciliação. Em 1988 proclamou a independência do Estado da Palestina. Assinou um acordo de paz histórico com o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, apoiado pelo então presidente norte-americano Bill Clinton. Ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1994, juntamente com Yitzhak Rabin e Shimon Peres. Em 1996, foi eleito presidente da Autoridade Nacional Palestina. Embora tenha assinado o acordo para retirada de forças de Israel na Cisjordânia, não entrou em acordo com Ehud Barak. Yasser Arafat, morreu dia 11 de novembro de 2004, em condições para muitos suspeitas, após treze dias internado no hospital militar Percy, em Clamart, a sudoeste de Paris. Considerado como o mais importante líder palestino e tido, pelos israelitas, como um líder de intenções dúbias, não preparou um sucessor.



2004 - A Lituânia ratifica o Tratado Constitucional europeu.

2005 - Morre Peter Ferdinand Drucker (Viena, Áustria, 19 de novembro de 1909 - Claremont, Califórnia, EUA, 11 de novembro de 2005), aos 95 anos. Foi um economista, escritor, professor universitário, jornalista, advogado, escultor, empresário, filósofo norte-americano de origem austríaca. considerado pai da administração ou gestão moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenómeno dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações. Ao longo da sua carreira foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade, Medalha de Ouro de Honra por Serviços para a República da Áustria, Medalha Henry Laurence Gantt (1959), doutor honoris causa da Universidade Politécnica da Catalunha (1990). Foi Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate na Califórnia, EUA, escreveu muitos artigos e mais de 30 livros. Das suas obras destaque para “The End of Economic Man: The Origins of Totalitarianism” (1939), “America's Next 20 Years” (1957), “The Age of Discontinuity” (1967), “The Theory of the Business” (1994), “Managing in the Next Society” (2002), “The Effective Executive in Action” (2005), entre muitas outras.

2006 - No Japão a empresa Sony Computer Entertainement lança o novo modelo das PlayStation (PS3), que esgota ao fim de poucas horas.
  


2008 - Uma equipa de arqueólogos egípcios resgata das areias de Saqara, ao sul do Cairo, os restos da pirâmide da rainha Sesheshet, que fez parte do Império faraónico há 4300 anos.










Texto:
Paulo Nogueira



Sem comentários:

Enviar um comentário