sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

EFEMÉRIDES do dia 8 de janeiro

 
Dia Nacional da Cultura em Angola.

Santo do dia, São Severino de Nórica, (Roma, Itália, 410 d. C. - Itália, 8 de janeiro de 482 d. C.). Severino era um romano de origem nobre que, renunciando aos bens materiais, passou muito tempo sozinho no deserto do Egipto. Viveu durante as invasões bárbaras e no meio desse clima, soube viver o Evangelho e semear a boa nova do Reino de Deus. Em 454, Severino vai até a Nórica, perto do Rio Danúbio, fronteira com o então mundo pagão. Então o jovem cristão tem contacto com os pagãos, acolhe-os em virtude das invasões e da destruição causada pelos bárbaros. Dessa forma, converte muitas pessoas ao cristianismo. Ele vivia fielmente os votos sacerdotais, fazia muita penitência e rezava sempre ao divino Espírito Santo. Como possuía o dom da profecia, avisou com antecedência várias comunidades sobre a sua futura destruição, acertando as datas com exactidão, salvando várias cidades dos ataques bárbaros. Fundou um mosteiro, onde acolhia pessoas que fugiam das guerras e lhes oferecia amparo para a fome física e espiritual. Especialmente venerado na Áustria e Alemanha, o dia em sua honra ocorre no dia da sua morte. Os  restos mortais de Santo Severino encontram-se na igreja dos beneditinos em Nápoles, Itália.
 

 




Em Portugal

1902 - Morre Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque (Quinta da Várzea, Batalha, Portugal, 11 de novembro de 1855 - Lisboa, Portugal, 8 de janeiro de 1902), aos 47 anos. Foi oficial de cavalaria do exército português, que ganhou grande fama em Portugal por ter protagonizado a captura do imperador nuguni Gungunhana em Chaimite, Moçambique em 1895 e pela condução da subsequente campanha de pacificação e subjugação das populações locais à administração colonial portuguesa, no território do que viria a ser a actual Moçambique. Foi também um dos mais notáveis administradores coloniais. H
erói de Chaimite e de Gaza, durante as gloriosas campanhas de África (1894-1895), e um dos mais notáveis administradores coloniais. Entre outros postos, foi promovido a Tenente-Coronel e nomeado, a 28 de setembro de 1898, para o Conselho de Sua Majestade Fidelíssima, Ajudante de Campo Efectivo do Rei D. Carlos I de Portugal, Oficial-Mor da Casa Real e Aio responsável pela educação do Príncipe Real D. Luís Filipe de Bragança. A sua posição crítica face à política e aos políticos da sua época, levaram a que fosse progressivamente ostracizado e envolvido num crescente clima de intriga. Foram-lhe atribuídas diversas condecorações em Portugal e no estrangeiro, como a Medalha da Rainha D. Amélia Moçambique 1894-1895 e Macontene 1897 e com os graus de Grande-Oficial da Real Ordem Militar da Torre e Espada, entre muitas outras. Foi ainda autor de algumas obras, umas publicados em vida outras postumamente. Mouzinho de Albuquerque terá preparado minuciosamente a sua morte, suicidando-se no interior de um coupé, embora algumas fontes atribuam a morte a homicídio.

 
 
1969 - Estreia na RTP o programa "Conversas em Família", da responsabilidade de Marcello Caetano, Presidente do Conselho de Ministros de Portugal.



1983 - O PS termina a reunião da Comissão Nacional, com a reivindicação de eleições gerais antecipadas e um programa fiel à social-democracia, deixando o "marxismo na gaveta".

1996 - O presidente português, Mário Soares, visita oficialmente Angola.

2001 - Iniciam-se as emissões regulares do canal noticioso de TV português SIC Notícias.
 
 
 
2003 - Morre José Maria Viana Dionísio, conhecido por José Viana (Lisboa, Portugal, 6 de dezembro de 1922 - Lisboa, Portugal, 8 de janeiro de 2003), aos 80 anos. Foi actor e artista plástico português, figura determinante da comédia e dos "anos de ouro" do teatro de Revista em Portugal. Em 1942, com 19 anos e sem curso ou emprego fixo, José Viana começou a fazer ilustrações para jornais e revistas, iniciando, simultaneamente, uma actividade relacionada com a publicidade. Pouco tempo depois foi trabalhar para a Bertrand & Irmãos, onde foi retocador de fotolitos. Teve a oportunidade de fazer publicidade cinematográfica na Companhia Sonoro Filme. Enquanto mantinha este emprego, José Viana dedicava-se à pintura, que praticava no Círculo Artístico e Literário Mário Augusto. Por intermédio de um amigo, uma das aguarelas pintadas por José Viana chegou ao Parque Mayer, tendo sido oferecida a João Villaret. Este último quis conhecer o autor da pintura e, pouco tempo depois, José Viana começou a trabalhar como maquetista no Parque Mayer. O Teatro de Revista despertou o seu interesse. Em 1945, foi convidado para ser cenógrafo no Grupo Dramático da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. A sua experiência como actor inicia-se como "Berzebu" no Auto da Lusitânia de Gil Vicente, a primeira personagem que encarnou enquanto actor amador. José Viana tem a sua estreia como actor profissional quando fez parte do elenco da peça "Um Chapéu de Palha de Itália" em 1949, peça posta em cena no Teatro Apolo. Iniciou-se como actor profissional com o nome artístico José Dionísio. Por volta de 1951 decide mudar em definitivo o seu nome artístico para José Viana, como ficaria conhecido. Em 1952 a crítica já considerava José Viana um actor de mérito. Dois anos volvidos integrou a companhia de teatro de Giuseppe Bastos, onde iniciou uma tournée por São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. Desde então, entre pausas na sua carreira como actor e retornos, participou em varias produções de cinema, teatro e TV ao longo da sua carreia artística teatral que foi vasta. Dada a sua grande aptência para o Teatro de Revista, foi também autor nesta categoria de teatro. Foi um actor que se adaptou aos vários géneros de representação, passando por vários teatros portugueses e companhias teatrais. Como artista plástico expôs obras de pintura da sua autoria em Portugal e no estrangeiro. Foi agraciado ao longo da sua carreira com diversos prémios e distinções, a ultima em 1997 foi a de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
 
 

2008 - O Governo português decidiu ratificar/confirmar o Tratado de Lisboa da União Europeia por via parlamentar, afastando a opção de um referendo ao documento.
 
2009 - O Governo altera o regulamento do recenseamento militar, que deixa de ser feito de forma presencial, mas que passa a estender ao sexo feminino a obrigatoriedade de presença no Dia da Defesa Nacional a partir de 2010.

 
 
 





No Mundo
 
1642 - Morre Galileu Galilei, (Pisa, Itália, 15 de fevereiro de 1564 - Florença, Itália, 8 de janeiro de 1642) aos 77 anos. Foi um astrónomo, físico e engenheiro florentino, às vezes descrito como polímata, personalidade fundamental na revolução científica como astrónomo, físico, matemático e filósofo. Ainda em criança, Galileu revelou capacidades raras, interessado em artes, realizou excelentes pinturas e, com grande habilidade manual fabricava brinquedos e engenhocas. Estimulado pelo pai, entrou para a Universidade de Pisa com o objectivo de estudar Medicina. Em 1585, Galileu Galilei resolveu abandonar os estudos de Medicina para se dedicar exclusivamente ao estudo da Matemática. Em 1589, foi convidado para leccionar Matemática na Universidade de Pisa, no entanto, depois de intrigas e disputas, com os adeptos de Aristóteles, Galileu perdeu o posto de professor. Em 1592, através da indicação do senado de Veneza, Galileu é nomeado para leccionar Matemática na Universidade de Pádua. Em Pádua Galileu estudou e desenvolveu o princípio da relatividade e fenómenos como a rapidez, a velocidade, a gravidade, a queda livre, a inércia e o movimento de projecteis, mas também trabalhou em ciência e tecnologia aplicadas. Nesse âmbito, descreveu as propriedades de pêndulos e "balanços hidrostáticos", inventou o termoscópio e várias bússolas militares, usou o telescópio para observações científicas de objectos celestes. As suas contribuições à astronomia observacional incluem a confirmação visual das fases de Vénus, a observação dos quatro maiores satélites de Júpiter, a observação dos anéis de Saturno e a análise das manchas solares. A defesa de Galileu do heliocentrismo e do copernicanismo foi controversa durante a sua vida, quando a maioria adoptava modelos geocêntricos, como o sistema ticônico. Mais tarde, Galileu defendeu as suas opiniões no "Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas Mundiais" (1632), que parecia atacar o papa Urbano VIII e, assim, alienou-o dos jesuítas, que até então o haviam apoiado. Foi julgado pela Inquisição, considerado "veementemente suspeito de heresia" e forçado a se retractar, passou o resto da sua vida em prisão domiciliar. Enquanto estava preso, escreveu a obra “Duas Novas Ciências”, na qual resumiu o trabalho feito, cerca de quarenta anos antes, nas duas ciências actualmente designadas cinemática e força dos materiais. Foi autor de diversas obras, entre elas destaque para "La Bilancetta" (1586), "De Motu Antiquiora" (c. 1590), "Le mecaniche" (c. 1600), "Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo" (1632), "Discorsi e Dimostrazioni Matematiche, intorno a due nuove scienze" (1638), entre muitas outras obras. Com frequência é referenciado como "pai da astronomia observacional", "pai da física moderna", "pai do método científico" e "pai da ciência moderna". Só em 31 de outubro de 1992 a Igreja Católica, através do papa João Paulo II, reconheceu o erro cometido com a condenação de Galileu Galilei.

 
 
1889 - Herman Hollerith patenteou a sua máquina de tabulação, que foi usada pela primeira vez para compilar dados de um recenseamento.
 
 
1912 - É constituído o Congresso Nacional Africano, na África do Sul, na cidade de Bloemfontein, com a proposta de advogar os direitos da população negra do país.
 
1918 - O presidente Woodrow Wilson, dos EUA, apresenta as 14 medidas para a paz mundial, entre os quais a criação da Sociedade das Nações.
 
 

1923 - A França começa a ocupação militar do Vale do Ruhr, na Alemanha.
 
1926 - Após a expulsão do rei Hussein, Ibn Saud torna-se rei de Hejaz e muda o nome do reino para Arábia Saudita.

1935 - Nasce Elvis Aaron Presley (East Tupelo, Mississípi, EUA, 8 de janeiro de 1935 - Memphis, Tennessee, EUA, 16 de agosto de 1977). Virá a ser um famoso músico, cantor e actor norte-americano, mundialmente denominado como Rei do Rock. 
Quando tinha 13 anos de idade mudou-se com a família para o Memphis, no Tennessee. Participava no coro da igreja evangélica local e recebeu influência dos  blues. Aprendeu a tocar guitarra e participou em concursos de música na sua cidade. Em 1953, concluiu os estudos secundários, mas nas horas vagas, cantava e tocava guitarra e, eventualmente, arriscava alguns acordes ao piano. A sua carreira musical começou em 1954, gravando na Sun Records com o produtor Sam Phillips, que queria levar o som da música afro-americana para um público mais amplo. Em 1954 Elvis Presley gravou o seu primeiro disco, um compacto com as músicas "That's all right" e "Blue Moom of Kentucky". As suas apresentações encantavam as plateias. Em 1955, foi contratado pela editora RCA Victor e surgem os seus novos sucessos "Mystery Train" e "Baby Let's Play House". Nas suas apresentações em programas de rádio e televisão fascinava o público. Em 1956, Elvis Presley apresentou-se no programa de televisão dos irmãos Dorsey e logo o seu álbum "Heartbreak Hotel" alcançou num ano a marca de nove milhões de cópias vendidas. Em novembro de 1956, Elvis Presley fez a sua estreia no cinema no filme "Love Me Tender", um grande sucesso de bilheteira. Elvis Presley fundou uma nova era e estética de música assim como cultura populares, consideradas, hoje, "cults" e primordiais, mundialmente. As suas canções e álbuns transformam-se em enormes sucessos e foram vendas recordes em todo o mundo. Elvis Presley tornou-se o primeiro "mega star" da música popular, inclusive em termos de marketing. Dotado de um estilo vocal muito próprio, desde o inicio da sua carreia os sucessos foram-se sucedendo, tendo sido considerado por muitos como figura central no desenvolvimento do género musical rockabilly. Após a sua morte em Memphis, oito milhões de cópias dos seus discos esgotaram em apenas cinco dias. Graceland, a sumptuosa mansão do cantor em Memphis, onde também está sepultado num jazigo, ainda hoje é local de peregrinação dos seus admiradores. Foram muitos os sucessos da sua carreira musical, passando também pelo cinema e televisão. De entre os seus temas musicais mais famosas destacam-se: “That's All Right”, “Love Me Tender”, “It's Now or Never” e “Kiss Me Quick”.



1940 - Em plena II Guerra Mundial são racionados em Inglaterra o açúcar e a manteiga.
 
1941 - Morre o inglês Robert Baden-Powell, (Londres, Inglaterra, 22 de fevereiro de 1857 - Nyeri, Quénia, 8 de janeiro de 1941), aos 84 anos. Foi um tenente-general do Exército Britânico e fundador do Escutismo. Aos 19 anos, Baden-Powell terminou os estudos na Escola Charterhouse. Além de uma carreira excelente no serviço militar, chegou a capitão aos vinte e seis anos, ganhou o troféu desportivo mais desejado de toda a Índia, o troféu de "sangrar o porco", caça ao javali selvagem, a cavalo, tendo como única arma uma lança curta. Teve uma carreira militar notável, principalmente na África e na Ásia, e foi considerado herói nacional aquando do cerco a Mafeking na guerra dos Boéres, na África do Sul (1899-1902). A partir de 1907 dedicou-se ao desenvolvimento do escutismo, que rapidamente conheceu divulgação mundial. Os princípios básicos estabelecidos por Baden-Powell visam desenvolver o sentido de aventura e, ao mesmo tempo, de responsabilidade, aprender a agir e a ser auto-suficiente através da experiência e, não menos importante, promover o relacionamento entre crianças e jovens de várias idades, para que desta forma possam aplicar uma das leis fundamentais do escutismo: "fazer o bem". Escreveu uma obra célebre sobre o escutismo, o primeiro publicada em capítulos e meses mais tarde compilada em livro, intitulada "Scouting for boys" (1908). 

1942 - Nasce Stephen William Hawking (Oxford, Inglaterra, 8 de janeiro de 1942). Virá a ser um físico teórico e cosmólogo britânico, reconhecido internacionalmente pela sua contribuição à ciência, sendo um dos cientistas de maior renome do século. Edward. Stephen Hawking sempre foi interessado por ciências, estudou na St Albans High School for Girls entre 1950 e 1953. Foi um bom aluno, mas não era considerado excepcional. Em 1959, entrou na University College em Oxford, onde pretendia estudar matemática. Por não estar disponível essa área na universidade, optou então por física, formando-se em 1962. Os seus principais interesses eram termodinâmica, relatividade e mecânica quântica. Obteve o doutorado na Trinity Hall em Cambridge em 1966, de onde era um membro honorário. Depois de obter o doutoramento, passou a ser pesquisador e, mais tarde, professor no Gonville and Caius College. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen Hawking entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica tendo, entre 1979 e 2009, ano em que atingiu a idade limite para o cargo, ocupado o posto de professor lucasiano de Matemática emérito da Universidade de Cambridge. Em 1963, Stephen Hawking foi diagnosticado com uma forma de início precoce da doença neuronal motora (MND; também conhecida como esclerose lateral amiotrófica "ALS" ou doença de Lou Gehrig) que o paralisou gradualmente ao longo das décadas, mas não o impedindo de trabalhar na sua área. Os seus trabalhos científicos incluem um teorema sobre a singularidade gravitacional no âmbito da relatividade geral (em colaboração com Roger Penrose) e a previsão teórica de que os buracos negros emitem radiação, frequentemente chamada "Radiação de Hawking". Stephen Hawking foi o primeiro cientista a estabelecer uma teoria da cosmologia explicada pela união da teoria geral da relatividade e da mecânica quântica. Stephen Hawking produziu algumas teorias fundamentais da física moderna. A mais célebre é o teorema de singularidade. Supõe a existência de um ponto com força gravitacional no centro dos buracos negros capaz de atrair qualquer coisa (similar ao acumulo de energia infinita que deu início ao Big Bang). Pouco antes de falecer, director de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge. Em 9 de janeiro de 1986, foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências. Em 1993 participou num episódio da série "Star Trek: The Next Generation", numa cena em que é um holograma, conjuntamente com Newton e Einstein, jogando cartas com o personagem. Fez algumas participações em "The Simpsons", "Futurama", "Dexter's Laboratory", "The Fairly OddParents", "Family Guy". Recentemente fez uma participação numa publicidade do Discovery Channel. Stephen Hawking escreveu diversas obras, entre elas, "Buracos Negros, Universos Bebés e outros ensaios" (1993), "O Universo Numa Casca de Noz" (2001), "A Teoria de Tudo: A Origem" (2002), "O Grande Projecto" (2010), e o livro de memórias, "Minha Breve História" (2013), entre outras. Stephen Hawking morreu em Cambridge, Inglaterra a 14 de março de 2018. Até à sua morte recebeu vários prémios, títulos, medalhas e homenagens.


1959 - Charles de Gaulle é proclamado presidente da V República Francesa e Michel Dedré passa a chefiar o Executivo.

1959 - Fidel Castro, líder da revolução cubana, entra vitorioso em Havana e assume o poder do governo de Cuba após o derrube de Fulgêncio Batista.
 
 

1974 - As forças do Vietname do Norte tomam a capital do Cambodja, Phnom Penh.
 
1976 - Morre  Chou-en-Lai (Huai'an, Jiangsu, China, 5 de março de 1898 - Pequim, China, 8 de janeiro de 1976), aos 78 anos. Tendo sido um proeminente líder politico do Partido Comunista Chinês foi uma das figuras mais próximas do Presidente Mao Zedong, personagem crucial na ascensão e consolidação do Partido Comunista no poder. Foi  Primeiro Ministro da China e actuou como chefe de governo entre outubro de 1949 até à sua morte.
 
 

1978 - Richard Turner, destacado oposicionista do apartheid na África do Sul, é morto a tiro.

1980 - Em plena Guerra Fria os EUA expulsam 17 diplomatas soviéticos.
 
1989 - A URSS anuncia a destruição das armas químicas.



1991 - Escalada para a Guerra do Golfo, o presidente norte-americano George Bush pede aos aliados para não aceitarem compromissos com o Iraque.
 
1996 - Morre François Mitterrand (Jarnac, Charente, França, 26 de outubro de 1916 - Paris, França, 8 de janeiro de 1996), aos 79 anos. Foi um político francês, que  durante 14 anos foi presidente da Republica Francesa. É no período da sua presidência que foi abolida a pena de morte em França, no ano de 1981.

2002 - Morre Aleksandr Mikhailovich Prokhorov (Atherton, Austrália, 11 de julho de 1916 - Moscovo, Rússia, 8 de janeiro de 2002), aos 85 anos. Foi um físico soviético, nascido na Austrália, filho de emigrantes russos que regressaram à URSS em 1923. Em 1964 é Prémio Nobel da Física por trabalhos fundamentais da electrónica quântica e um dos precursores da tecnologia laser.
 


2006 - A National Society of Film Critics, que reúne críticos de cinema norte-americanos, elege "Capote", de Bennet Miller, o melhor filme do ano de 2005.

2007 - O islamita marroquino Mounir al Motassadeq, declarado culpado de cumplicidade nos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos, é condenado a 15 anos de prisão pelo Tribunal de Hamburgo.

2007 - Morre Iwao Takamoto (Los Angeles, EUA, 29 de abril de 1925 - Los Angeles, EUA, 8 de janeiro de 2007), aos 81 anos. Foi cartunista, produtor e realizador de televisão norte-americano de ascendência japonesa, criador das personagens animadas Scooby-Doo e Muttley nos estúdios Hanna-Barbera.
 


2007 - Morre Yvonne De Carlo (Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá, 1 de setembro de 1922 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 8 de janeiro de 2007), aos 84 anos. Foi uma actriz canadiana que fez carreira em Hollywood, contracenou com Charlton Heston no filme épico "Os Dez Mandamentos" de 1956. A sua carreira artística começa em 1945, passando pelo cinema e TV, termina em 1995.

2011 - Um ataque ocorrido no Arizona, Estados Unidos, atinge a tiro na cabeça a congressista democrata Gabrielle Giffords e causa seis mortos e 12 feridos.
 
 
 
2011 - Morre o francês John William de seu verdadeiro nome Ernest Armand Huss (Grand-Bassam, hoje Costa do Marfim, África, 9 de outubro de 1922 - Antibes, França, 8 de janeiro de 2011), aos 88 anos. Foi cantor, intérprete do "Tema de Lara" do filme "Doutor Jivago" de David Lean (1965), entre outros sucessos entre 1960 e 1970.

 
 

 
 
 

Texto:
Paulo Nogueira




Sem comentários:

Enviar um comentário