segunda-feira, 25 de abril de 2016

EFEMÉRIDES do dia 25 de abril


Dia da Liberdade em Portugal e Dia Africano de Luta Contra o Paludismo.

Santo do dia, São Marcos ou João Marcos evangelista (Cirene, Pentápolis, Líbia, 10 a.C. – Alexandria, Egito, 25 de abril de 68 d. C.), judeu de origem e de uma família cristã que sempre acolheu os primeiros cristãos em sua casa. Terá convivido e acompanhado Jesus quando criança, assim como mais tarde na sua paixão. É São Marcos quem, segundo a tradição, terá sido o autor dos Evangelhos a pedido dos seus fiéis romanos e segundo os ensinamentos de São Pedro que conheceu em pessoa. Foi pregador da sua Fé e fundador da igreja de Alexandria. Faz parte dos Setenta Discípulos sendo venerado por várias igrejas cristãs, dentro as quais a católica, a ortodoxa e a ortodoxa copta. Ainda segundo a tradição São Marcos foi martirizado enquanto celebrava o santo sacrifício da missa no dia de Páscoa. Mais tarde, as suas relíquias foram transladadas por mercadores italianos de Alexandria para Veneza, cidade que é sua guardiã na basílica de São Marcos e que a tomou como sua padroeira desde o ano de 828 d.C.. A igreja católica celebra o seu dia a 25 de abril dia da sua morte.
 
 
 


 

Em Portugal
 
1974 - Às 00:20, é transmitida a senha da Operação Fim do Regime, no programa "Limite" da Rádio Renascença: o tema "Grândola, Vila Morena", de José Afonso. Horas depois, a Escola Prática de Santarém, comandada por Salgueiro Maia, ocupa o Terreiro do Paço e, mais tarde, o Largo do Carmo. Ao fim da tarde, o presidente do Governo, Marcello Caetano, rende-se pondo fim ao regime autoritário do Estado Novo, vigente desde 1933.
 


1974 - A primeira Lei da II República Portuguesa destitui o presidente Américo Thomaz e Marcello Caetano, dissolve a Assembleia Nacional e o Conselho de Estado.
 
1974 - No dia 25 de abril numa reunião no Quartel da Pontinha em Lisboa, os oficiais Vítor Alves, Franco Charais, Vítor Crespo e Costa Martins fazem prevalecer o programa do MFA perante António de Spínola e a recém-formada Junta de Salvação Nacional.

 

1975 - Eleições para a Assembleia Constituinte com uma taxa de participação de 91,7%. São as primeiras eleições livres, por sufrágio universal, sem constrangimento de estatuto social, nível de instrução ou sexo. O PS obtém 37,9% dos votos, o PPD 26,4%, o PCP 12,5%, o CDS 7,6%, o MDP-CDE 4,1% e a UDP 0,7%.



1976 - Eleições legislativas em Portugal. O PS obtém 35% dos votos, o PPD 24%, o CDS 15,9%, o PCP 14,6% e a UDP 1,7%.
 
1983 - Eleições legislativas em Portugal que dão a vitória ao PS.
 
1997 - É inaugurado o monumento ao 25 de abril, da autoria do escultor João Cutileiro, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.

 

2004 - Idanha-a-Nova recebe o prémio da Associação Europeia para a Conservação do Património e da National Geographic, pela preservação do património geológico.
 
2007 - É inaugurado o designado Túnel do Marquês, em Lisboa, dois anos e meio depois da data prevista.

 
 
2007 - Entra em funcionamento o centro de atendimento Saúde 24 – 808 24 24 24.
 
2009 - Morre Tomaz Jorge Vieira da Cruz (Luanda, Angola, 26 de maio de 1928 - Lisboa, 25 de abril de 2009), aos 81 anos. Foi um poeta angolano considerado um dos grandes vultos do nacionalismo literário angolano dos anos 50 e 60. Tomaz Jorge após ter terminado o liceu em Luanda, iniciou a profissão de preparador farmacêutico dos Laboratórios de Indústria Farmacêutica dos Serviços de Saúde de Angola. Desde muito cedo, para além de declamador possante, possuía um acurado sentido do ritmo da leitura. Integrou em 1950 o movimento literário nacionalista "Vamos Descobrir Angola", ao lado de outros intelectuais como Agostinho Neto, António Jacinto e Viriato da Cruz, motivo que o levou à cadeia várias vezes. Membro fundador da União de Escritores Angolanos - UEA. publicou o seu primeiro livro de poesia em 1963 intitulado "Canção da Esperança", estreia literária, que arrematou em 1995 com uma antologia da sua obra completa, "Talamungongo - 50 Anos de Poesia", a sua herança poética. Dividindo a sua vida nos últimos tempos entre Angola e Portugal, por razões familiares, Tomaz Jorge foi sempre um defensor da cultura e do nacionalismo angolano. Foi autor de várias obras em que se destacam "Quissange, Saudade Negra" (1932) e "Cazumbi (1950), entre muitas outras.

2010 - O Benfica conquista, pela primeira vez na sua história, a Taça UEFA de futsal, ao bater na final os detentores do título, os espanhóis do Interviu Madrid, por 3-2, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.









 

No Mundo
  
1607 - Ocorre a Batalha de Gibraltar, um dos episódios da designada Guerra dos Oitenta Anos, onde a frota holandesa destrói a Armada Espanhola.

 

1719 - É publicado no Reino Unido o romance "Robinson Crusoe" do escritor e jornalista inglês Daniel Defoe.
 
1792 - É composta La Marseillaise (hino nacional de França), por Claude Joseph Rouget de Lisle.
 

 
1859 - São iniciadas as obras para a abertura do Canal do Suez pela Companhia Universal do Canal Marítimo do Suez.
 
1874 - Nasceu Guglielmo Marconi (Bolonha, Itália, 25 de abril de 1874 – Roma, Itália, 20 de julho de 1937). Virá a ser um físico e inventor italiano. Guglielmo Marconi tinha apenas vinte anos, em 1894, quando transformou o celeiro da casa onde morava em laboratório e ai estudou os princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica. Em 1896, foi para a Inglaterra, depois de verificar que não havia nenhum interesse pelas suas experiências na Itália. Guglielmo Marconi baseou-se nos estudos de alguns inventores, entre eles os apresentados em 1897 por Nikola Tesla. No ano de 1897 demonstrou a possibilidade de comunicar a uma distância de 4 quilómetros e em julho do mesmo ano, em Itália, aumentou essa distância para 18 quilómetros. Em 1897 constituiu a sociedade Wireless Telegraph and Signal Company, Ltd, que em 1900 tornar-se-ia Marconi's Wireless Telegraph Company, Ltd. A 28 de março de 1899 Guglielmo Marconi foi convidado pelo governo francês a realizar a primeira comunicação de uma costa para a outra do Canal da Mancha, obtendo sucesso nessa transmissão sem fios do código Morse. Dois anos mais tarde, conseguiu que sinais radiotelegráficos (a letra S do código morse) emitidos de Inglaterra, fossem escutados claramente em St. John's (Terra Nova, hoje parte do Canadá), atravessando o Atlântico Norte. A partir daí, fez muitas descobertas básicas na técnica de emissão rádio. No entanto, muito embora Guglielmo Marconi não tenha sido o inventor de nenhum dispositivo em particular, parece ser possível afirmar que foi, na verdade, o inventor da rádio, na forma da Radiotelegrafia e Radiotelefonia, Telefonia sem fio (TSF) visto que ninguém, antes dele, tivera a ideia de usar as ondas hertzianas com os objectivos de forma prática ou rotineira, de comunicação. Pelo valor por este seu feito, Guglielmo Marconi recebeu o Prémio Nobel da Física que dividiu com o alemão Karl Braun. Foi graças à TSF por ele inventada que se salvou uma parte dos passageiros dos paquetes Republic em 1909 e do Titanic em 1912. Em 1924 transmitiu pela primeira vez a voz humana por meio da radiofonia entre Inglaterra e Austrália.

 
1920 - O Comando Supremo Aliado, resultante dos vencedores da I Grande Guerra Mundial, atribui ao Reino Unido os mandatos da Mesopotâmia e Palestina, e à França os da Síria e do Líbano.
 
1925 - Nasce Janete Clair, de seu nome Janete Stocco Emmer Dias Gomes (Conquista, Estado de Minas Gerais, Brasil, 25 de abril de 1925 - Rio de Janeiro, Brasil, 16 de novembro de 1983). Virá a ser uma célebre escritora brasileira. Em criança Janete fazia sucesso interpretando canções em árabe e francês numa rádio local. Aos catorze anos interrompeu temporariamente a vida artística e dedicou-se a trabalhar como dactilógrafa para ajudar na renda da família. Mais tarde em São Paulo fez estágio no laboratório de análises clínicas de um hospital enquanto fazia um curso de bacteriologista e aos vinte anos passou num teste para ser locutora e actriz na Rádio Tupi Difusora de São Paulo. Nos anos 50, passou a escrever radionovelas e teve grande sucesso em 1956 com "Perdão" e  "Meu Filho" na emissora Rádio Nacional. Foi nesse período que ela passou a assinar como "Janete Clair", o sobrenome pelo qual seria conhecida o resto da vida, era uma alusão a uma das suas músicas favoritas: Claire de Lune, do compositor erudito francês Claude Debussy. Na década de 1960 iniciou a produção para a televisão, com as telenovelas "O Acusador" e "Paixão Proibida", ambas pela TV Tupi. Nos anos 70 escreveu algumas das telenovelas de maior sucesso da história televisão brasileira, como "Irmãos Coragem" (1970), "Selva de Pedra" (1972) e "Pecado Capital" (1975), período este em que passou a ser chamada de "a maga das oito", por garantir índices de audiência nas telenovelas exibidas neste horário. Em 1978, parou o Brasil com a telenovela "O Astro" para a Rede Globo, em torno do mistério "Quem matou Salomão Hayala...". Janete Clair tornou-se  na maior autora popular da história da televisão do Brasil. Foi autora de folhetins para a rádio e televisão tanto no Brasil como em alguns países da América do Sul. Dos seus sucessos destaque para "A Herança do Ódio" (1966), "Sangue e Areia" (1967), "Véu de Noiva" (1969),  "Pai Herói" (1979), "Selva de Pedra" (1986), entre muitos outros êxitos.

 
 
1945 - Delegados de 45 países iniciam a conferência de São Francisco, nos EUA, que levaria à assinatura da Carta das Nações Unidas.

1953 - Num artigo da revista norte-americana Nature é anunciada a descoberta da estrutura do ácido desoxirribonucleico ou DNA por Francis Crick e James Watson.

 

1978 - A África do Sul aceita o plano ocidental de independência do Sudoeste Africano, a Namíbia, com base num governo de maioria negra.

1980 - O presidente dos EUA James Carter comunica o malogro da operação militar para a libertação dos reféns norte-americanos na sua embaixada no Irão, realizada na véspera. Desta tentativa falhada resultou a morte de oito soldados norte-americanos, a perda de dois helicópteros e um avião.

1983 - O dirigente sindical polaco Lech Walesa regressa ao trabalho nos estaleiros de Gdansk.
 

1990 - Os astronautas do vaivém espacial norte-americano Discovery colocam em órbita o telescópio Hubble.



1992 - Extremistas islâmicos tomam a capital do Afeganistão, Kabul.
 
1995 - Morre Ginger Rogers, de se nome Virgínia Katherine McNath (Independence, Missouri, EUA, 16 de julho de 1911 – Rancho Mirage, Califórnia, EUA, 25 de abril de 1995), aos 83 anos. Foi actriz, dançarina e cantora norte-americana. Com apenas 13 anos, venceu um concurso de dança charleston, o que a encorajou a tornar-se uma profissional da dança. Participou em diversos musicais de vaudeville e chegou à Broadway onde adoptou o seu nome artístico. Tentou também uma carreira de cantora e foi nessa condição que se estreou cinematograficamente com a curta-metragem "Campus Sweethearts" (1929). Aos 19 anos estreou em Hollywood no filme "Inconstância", produzido pela ParamountConheceu e trabalhou com Fred Astaire na década de 1930 com quem fez dez filmes musicais, tornando-se uma das suas mais célebres parceiras. Em 1941 recebeu um Óscar de Melhor Actriz pelo seu papel em Kitty Foyle, num papel dramático. Trabalhou em Hollywood até 1971, tendo participado em quase 100 filmes entre musicais, comédias e dramas. De entre os filmes onde fez sucesso destaque para "A Day of a Man of Affairs" (1929), "A Night in a Dormitory" (1930), "Flying Down to Rio" (1933), "Follow the Fleet" (1936), "Shall we Dance?" (1937), "Black Widow" (1954), "Harlow" (1965), entre muitos outros. Permaneceu activa até 1980, ano em que fez o seu último espectáculo na Radio City Music Hall, onde, com o contributo de outros músicos e dançarinos, recriou os melhores momentos da sua carreira.
 


1996 - O Governo israelita retira do programa a cláusula que se opunha à criação de um Estado palestiniano.
 
2004 - João Paulo II beatifica Alexandrina da Costa, a Santa de Balasar.
 

 
2005 - Roménia e Bulgária assinam o Tratado de Adesão à União Europeia. Alargamento concretizar-se-á a 01 de janeiro de 2007.
 
2007 - O pintor sevilhano Luís Gordillo é galardoado com o Prémio Velázquez de Artes Plásticas, atribuído pelo Governo espanhol.

2007 - Morre Alan James Ball Jr. (Farmworth, Reino Unido, 12 de maio de 1945 - Hampshire, Reino Unido, 25 de abril de 2007), aos 61 anos. Foi um futebolista inglês, jogador da Selecção de Inglaterra e treinador de futebol. Alan James Ball Jr. tornou-se profissional em maio de 1962, tendo feito a sua estreia na Football League em 18 de agosto de 1962 contra o Liverpool em Anfield numa vitória de 2-1. Aos 17 anos, tornou-se o mais jovem estreante do Blackpool na Liga. Foi jogador no Blackpool, Everton, Arsenal e Southampton, além da Selecção Inglesa, pela qual jogou entre 1965 e 1975, marcando 8 golos em 75 partidas. Pelo English Team, disputou os Mundiais de 1966 e 1970, além da Eurocopa de 1968. Jogou também por Hellenic, Philadelphia Fury, Vancouver Whitecaps, Floreat Athena, Eastern AA e Bristol Rovers, no qual encerrou a carreira em 1983, aos 38 anos. Como treinador, exerceu a função entre 1980 e 1999, com destaque para Portsmouth, Exeter City e Southampton, encerrando a carreira futebolística após a segunda passagem de Alan James Ball Jr. pelo Portsmouth, sendo o último remanescente do elenco que venceu o Mundial de 1966 em actividade. Alan James Ball Jr. jogou em vários clubes, marcando mais de 180 golos numa carreira de 22 anos.



2008 - A União Europeia reafirma em Pequim que o Tibete faz parte de China, indicou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, à saída de um encontro com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.
 
2009 - Gripe A (H1N1). A OMS alerta para o "potencial pandémico" de novo vírus da gripe e recomenda aumento da vigilância. As autoridades sanitárias dos Estados Unidos admitem que o vírus já não pode ser contido.
 
2015 - Na Guatemala, milhares de manifestantes vão para as ruas exigindo a renúncia do presidente da República Otto Pérez Molina e da sua vice presidente Roxana Baldetti, sob denúncia dos alegados desvios de cerca de 130 milhões de dólares.
 
 
 
 
 
 
 
 
Texto:
Paulo Nogueira


Sem comentários:

Enviar um comentário