sexta-feira, 13 de maio de 2016

EFEMÉRIDES do dia 13 de maio



Dia de Nossa Senhora de Fátima e dia da Abolição da Escravatura no Brasil.
Santo do dia, Nossa Senhora de Fátima. Por intermédio de três humildes pastorinhos portugueses, filhos de famílias pobres e profundamente católicas, foram estes os mensageiros escolhidos pela Virgem Maria na Cova da Iria em Fátima, para convocar o povo cristão à vivência do Evangelho. Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos, Francisco e Jacinta, nove e sete anos respetivamente, os três eram analfabetos. Contam as crianças, que brincavam enquanto as ovelhas pastavam e que ao meio-dia, rezaram o terço, porém rezaram à moda deles, de forma rápida, para poder voltar às suas brincadeiras. Em vez de recitar as orações completas, apenas diziam o nome delas: "ave-maria, santa maria" etc. Relataram que ao voltar para as brincadeiras, depararam com algo que lhes parecia a Virgem Maria pairando acima de uma azinheira não muito alta. Assustados, Jacinta e Francisco apenas ouvem Nossa Senhora conversando com Lúcia. Ela pede que os pequenos rezem o terço inteirinho e que venham àquele mesmo local todos os dias 13 de cada mês, desaparecendo em seguida. O encontro acontece pelos sete meses seguintes. As mensagens trazidas por ela pediam ao povo orações, penitências, conversão e fé. Igualmente os seus segredos são conhecidos mundialmente e foram confirmados pela igreja católica, assim como o local das aparições de Maria em 1917, foi transformado num santuário para Nossa Senhora de Fátima.
 





Em Portugal


1699 - Nasce Sebastião José de Carvalho e Melo (Lisboa, Portugal, 13 de maio de 1699 - Pombal, Portugal, 8 maio de 1782). Nobre português que virá a ser diplomata, primeiro ministro e secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I, feito primeiro conde de Oeiras em 1759 e marquês de Pombal em 1769. É considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da história de Portugal.




1767 - Nasce o rei D. João VI de Portugal (Lisboa, Portugal, 13 de maio de 1767 - Lisboa, Portugal, 10 de maio de 1826). Foi rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, cognominado de O Clemente, reinou na prática, de 1816 a 1822 e desde 1822 até 1825, por direito. Desde 1825 foi rei de Portugal até à sua morte, em 1826. Pelo Tratado do Rio de Janeiro de 1825, que reconhecia a independência do Brasil do Reino de Portugal, também foi o imperador titular do Brasil, embora tenha sido seu filho Pedro, o imperador do Brasil na prática. 
 
 
 
1798 - É inaugurado o Real Teatro Nacional de São João no Porto. foi inaugurado neste dia com a comédia "A Vivandeira", com o intuito de assinalar o aniversário do então príncipe D. João (futuro rei D. João VI), por este motivo, nos primeiros tempos, ainda lhe deram ao nome de Teatro do Príncipe.
 

 
1917 - Relato da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, em Portugal, segundo relato dos pastores Lúcia, Jacinta e Francisco Marto. No dia 13 de Maio de 1917, três crianças, Lúcia de Jesus Rosa dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), afirmaram ter visto "...uma senhora mais branca que o Sol" sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, lugar de Aljustrel na freguesia de Fátima, Portugal. Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via, mas não a ouvia. As aparições repetiram-se nos cinco meses seguintes e seriam portadoras de uma mensagem ao mundo. A 13 de Outubro de 1917 a aparição disse-lhes ser a Nossa Senhora do Rosário.
 
 
 
1934 - Inauguração do monumento ao Marquês de Pombal, em Lisboa, da autoria dos arquitetos Adães Bermudes e António do Couto e dos escultores Francisco dos Santos, Simões de Almeida (sobrinho) e Leopoldo de Almeida. Foi escolhida esta data por ser dia do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo. Sem a presença do Presidente do Conselho o Dr. António de Oliveira Salazar, contou com a presença do Ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa o tenente coronel Henrique Linhares de Lima entre outras individualidades.
 
1935 - O Governo de António de Oliveira Salazar afasta opositores ao regime ditatorial dos quadros da administração civil e militar, entre eles Adelino da Palma Carlos e Mendes Cabeçadas, Rodrigues Lapa, Abel Salazar e Norton de Matos.
 
1946 - Há 70 anos é feita a coroação de Nossa Senhora de Fátima, como Rainha da Paz e do Mundo.
 


1965 - O Cardeal Legado do Papa Paulo VI entrega ao bispo de Leiria-Fátima a Rosa de Ouro, uma das mais altas distinções da Santa Sé.
 
1967 - O papa Paulo VI visita o Santuário de Fátima, por ocasião do aniversário dos cinquenta anos das aparições de Fátima. O papa deslocou-se ao santuário para celebrar a santa missa a mais de um milhão de peregrinos que o aguardavam, entre eles a irmã Lúcia de Jesus, a pastora sobrevivente, que terá visto e conversado com Maria, mãe de Jesus.


 
1971 - António Ribeiro, bispo titular de Tigilava, é nomeado Patriarca de Lisboa.
 
1982 - O papa João Paulo II visita pela primeira vez o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
 
1995 - O duque de Bragança, Dom Duarte Pio, herdeiro do trono português, casa com Isabel de Herédia no mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Esta cerimónia foi transmitida pela Rádio Televisão Portuguesa.
 

 
1998 - O Grupo Mello compra a Setenave ao Estado, por 25 milhões de euros.
 
2000 - O papa João Paulo II beatifica os videntes Jacinta e Francisco Marto.



2002 - É apresentado o logotipo oficial do Euro 2004 em cerimónia no Centro Cultural de Belém. Criado pela empresa londrina Euro RSCG, concentra elementos básicos que procuram exprimir a paixão pelo futebol.
 

 
2008 - A Câmara Municipal de Santarém tem um "apagão" informático que leva à perda de milhões de ficheiros, entre os quais documentos relativos à conta da gerência de 2007.
 
2008 - A GALP assina com a Petróleos da Venezuela cinco acordos, prevendo importações de petróleo de quatro milhões de barris em 2009, a liquefação e comercialização conjunta de gás e a construção de quatro parques eólicos.
 
2010 - O Governo aprova em Conselho de Ministros as medidas do Plano de Estabilidade de Crescimento (PEC-II).
 
 





No Mundo


1501 - João da Nova que comanda a terceira expedição portuguesa à Índia, no caminho descobre a Ilha de Ascensão.
 


1643 - As forças de Oliver Cromwell derrotaram as tropas de Carlos I, em Grantham, Inglaterra.
 
1809 - Napoleão Bonaparte toma Viena.
 
 

1871 - Após a unificação italiana, é decretada a Lei das Garantias que ratifica a posse do Vaticano pelo Papa.

1888 - É abolida a escravatura no Brasil com a lei Imperial nº 3.353 denominada Lei Áurea. Lei declarada pela princesa regente Isabel em nome do imperador D. Pedro II e publicada em vários jornais da época.
 
 
 
1927 - Colapso do sistema económico na Alemanha, na designada "sexta feira negra".
 
1941 - Nasce Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, mais conhecido por Ritchie Velens (Pacoima, Califórnia, EUA, 13 de maio de 1941 - Clear Lake, Iowa, EUA, 3 de fevereiro de 1959). Virá a ser um famoso interprete de músicas Rock, entre elas o tema "Donna" e "La Bamba", este último que mais tarde nomearia como o filme da sua vida. Juntamente com dois famosos do Rock and roll norte americano Buddy Holly e Big Bopper, vem a morrer num acidente de avião a 3 de fevereiro de 1959.

 
 
1961 - Morre o ator norte americano Gary Cooper (Helena, Montana, EUA, 7 de maio de 1901 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 13 de maio de 1961), aos 60 anos. A sua carreira durou desde a década de 1920 até ao ano da sua morte, tendo atuado em mais de cem filmes. Ele era reconhecido pelo seu forte estilo de atuação, e pelos vários papéis que teve em filmes do gênero Western.
 

 
1968 - Começam, em Paris, as negociações de paz entre os EUA e o Vietname do Norte.
 
1967 - Entram no ar as primeiras emissões da TV Bandeirantes em São Paulo no Brasil.

1981 - O papa João Paulo II é ferido a tiro, na Praça de S. Pedro, Roma, pelo turco Mehmet Ali Agca.


 
1988 - Morre o compositor norte-americano Chesney Henry "Chet" Baker, Jr. (Yale, Oklahoma, EUA, 23 de dezembro de 1929 - Amesterdão, Holanda, 13 de maio de 1988), aos 58 anos. Foi trompetista de jazz e nome essencial do chamado movimento "cool".
 
2001 - Sérgio Berlusconi, magnata da comunicação, assume a liderança do Governo italiano.
 
2005 - Morre Édouard Ruault, conhecido como Eddie Barclay (Paris, França, 26 janeiro de 1921 - Boulogne-Billancourt, Paris, França, 13 de maio de 2005), aos 84 anos. Foi produtor, editor e divulgador da canção francesa entre os anos 1950 e 1980.
 
 

2006 - No denominado "Caso Afinsa", o Tribunal de Instrução de Madrid ordena a prisão preventiva de quatro responsáveis da empresa Fórum Filatélico, acusados de burla, branqueamento de capitais, insolvência punível e administração desleal.
 
2006 - Motins em São Paulo, são atacadas mais de 50 esquadras, bases da polícia militar e outras instalações das forças de segurança brasileiras no Estado, pela organização criminosa auto denominada Primeiro Comando da Capital. Motins em 80 estabelecimentos prisionais. Há 30 mortos, entre os quais 23 polícias.
 
 
 
2007 - Morre Kate Webb (Christchurch, Nova Zelândia, 24 de março de 1943 - Sydney, Austrália, 13 de maio de 2007), aos 64 anos. Foi secretária, filósofa, e jornalista, tendo sido a primeira jornalista australiana e primeira mulher repórter no Vietname.
 
2008 - Sete atentados à bomba quase simultâneos fazem mais de 80 mortos e 150 feridos em mercados da cidade turística de Jaipur, segundo as autoridades indianas, que denunciaram uma operação "terrorista" e a detenção de um suspeito.
 
2008 - Morre o antigo emir do Kuwait xeque Saad Al Abdullah Al Sabah (Kwait, 1930 - Kuwait, 13 de maio de 2008), aos 78 anos. Governou o pequeno emirado petrolífero aliado de Washington durante nove dias antes de ser afastado por doença.



2008 - Morre o cardeal africano Dom Bernardin Gantin (Toffo, Benim, 8 de maio de 1922 - Paris, França, 13 de maio de 2008), aos 86 anos. Foi sacerdote católico, arcebispo, cardeal e diácono do colégio cardinalício da igreja católica. Por limite de idade, a 25 de junho de 1998, renunciou ao cargo de Prefeito da Congregação para os Bispos, e em 2002 renunciou ao título de Decano do Colégio de Cardeais retornando para o Benin.

2009 - O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é distinguido com o Prémio Félix Houphouet-Boigny para a procura da paz.








Texto:
Paulo Nogueira