sexta-feira, 13 de maio de 2016

EFEMÉRIDES do dia 13 de maio



Dia de Nossa Senhora de Fátima e dia da Abolição da Escravatura no Brasil.
Santo do dia, Nossa Senhora de Fátima. Por intermédio de três humildes pastorinhos portugueses, filhos de famílias pobres e profundamente católicas, foram estes os mensageiros escolhidos pela Virgem Maria na Cova da Iria em Fátima, para convocar o povo cristão à vivência do Evangelho. Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos, Francisco e Jacinta, nove e sete anos respetivamente, os três eram analfabetos. Contam as crianças, que brincavam enquanto as ovelhas pastavam e que ao meio-dia, rezaram o terço, porém rezaram à moda deles, de forma rápida, para poder voltar às suas brincadeiras. Em vez de recitar as orações completas, apenas diziam o nome delas: "ave-maria, santa maria" etc. Relataram que ao voltar para as brincadeiras, depararam com algo que lhes parecia a Virgem Maria pairando acima de uma azinheira não muito alta. Assustados, Jacinta e Francisco apenas ouvem Nossa Senhora conversando com Lúcia. Ela pede que os pequenos rezem o terço inteirinho e que venham àquele mesmo local todos os dias 13 de cada mês, desaparecendo em seguida. O encontro acontece pelos sete meses seguintes. As mensagens trazidas por ela pediam ao povo orações, penitências, conversão e fé. Igualmente os seus segredos são conhecidos mundialmente e foram confirmados pela igreja católica, assim como o local das aparições de Maria em 1917, foi transformado num santuário para Nossa Senhora de Fátima.
 





Em Portugal


1699 - Nasce Sebastião José de Carvalho e Melo (Lisboa, Portugal, 13 de maio de 1699 - Pombal, Portugal, 8 maio de 1782). Nobre português que virá a ser diplomata, primeiro ministro e secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I, feito primeiro conde de Oeiras em 1759 e marquês de Pombal em 1769. É considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da história de Portugal.




1767 - Nasce o rei D. João VI de Portugal (Lisboa, Portugal, 13 de maio de 1767 - Lisboa, Portugal, 10 de maio de 1826). Foi rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, cognominado de O Clemente, reinou na prática, de 1816 a 1822 e desde 1822 até 1825, por direito. Desde 1825 foi rei de Portugal até à sua morte, em 1826. Pelo Tratado do Rio de Janeiro de 1825, que reconhecia a independência do Brasil do Reino de Portugal, também foi o imperador titular do Brasil, embora tenha sido seu filho Pedro, o imperador do Brasil na prática. 
 
 
 
1798 - É inaugurado o Real Teatro Nacional de São João no Porto. foi inaugurado neste dia com a comédia "A Vivandeira", com o intuito de assinalar o aniversário do então príncipe D. João (futuro rei D. João VI), por este motivo, nos primeiros tempos, ainda lhe deram ao nome de Teatro do Príncipe.
 

 
1917 - Relato da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, em Portugal, segundo relato dos pastores Lúcia, Jacinta e Francisco Marto. No dia 13 de Maio de 1917, três crianças, Lúcia de Jesus Rosa dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), afirmaram ter visto "...uma senhora mais branca que o Sol" sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, lugar de Aljustrel na freguesia de Fátima, Portugal. Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via, mas não a ouvia. As aparições repetiram-se nos cinco meses seguintes e seriam portadoras de uma mensagem ao mundo. A 13 de Outubro de 1917 a aparição disse-lhes ser a Nossa Senhora do Rosário.
 
 
 
1934 - Inauguração do monumento ao Marquês de Pombal, em Lisboa, da autoria dos arquitetos Adães Bermudes e António do Couto e dos escultores Francisco dos Santos, Simões de Almeida (sobrinho) e Leopoldo de Almeida. Foi escolhida esta data por ser dia do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo. Sem a presença do Presidente do Conselho o Dr. António de Oliveira Salazar, contou com a presença do Ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa o tenente coronel Henrique Linhares de Lima entre outras individualidades.
 
1935 - O Governo de António de Oliveira Salazar afasta opositores ao regime ditatorial dos quadros da administração civil e militar, entre eles Adelino da Palma Carlos e Mendes Cabeçadas, Rodrigues Lapa, Abel Salazar e Norton de Matos.
 
1946 - Há 70 anos é feita a coroação de Nossa Senhora de Fátima, como Rainha da Paz e do Mundo.
 


1965 - O Cardeal Legado do Papa Paulo VI entrega ao bispo de Leiria-Fátima a Rosa de Ouro, uma das mais altas distinções da Santa Sé.
 
1967 - O papa Paulo VI visita o Santuário de Fátima, por ocasião do aniversário dos cinquenta anos das aparições de Fátima. O papa deslocou-se ao santuário para celebrar a santa missa a mais de um milhão de peregrinos que o aguardavam, entre eles a irmã Lúcia de Jesus, a pastora sobrevivente, que terá visto e conversado com Maria, mãe de Jesus.


 
1971 - António Ribeiro, bispo titular de Tigilava, é nomeado Patriarca de Lisboa.
 
1982 - O papa João Paulo II visita pela primeira vez o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
 
1995 - O duque de Bragança, Dom Duarte Pio, herdeiro do trono português, casa com Isabel de Herédia no mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Esta cerimónia foi transmitida pela Rádio Televisão Portuguesa.
 

 
1998 - O Grupo Mello compra a Setenave ao Estado, por 25 milhões de euros.
 
2000 - O papa João Paulo II beatifica os videntes Jacinta e Francisco Marto.



2002 - É apresentado o logotipo oficial do Euro 2004 em cerimónia no Centro Cultural de Belém. Criado pela empresa londrina Euro RSCG, concentra elementos básicos que procuram exprimir a paixão pelo futebol.
 

 
2008 - A Câmara Municipal de Santarém tem um "apagão" informático que leva à perda de milhões de ficheiros, entre os quais documentos relativos à conta da gerência de 2007.
 
2008 - A GALP assina com a Petróleos da Venezuela cinco acordos, prevendo importações de petróleo de quatro milhões de barris em 2009, a liquefação e comercialização conjunta de gás e a construção de quatro parques eólicos.
 
2010 - O Governo aprova em Conselho de Ministros as medidas do Plano de Estabilidade de Crescimento (PEC-II).
 
 





No Mundo


1501 - João da Nova que comanda a terceira expedição portuguesa à Índia, no caminho descobre a Ilha de Ascensão.
 


1643 - As forças de Oliver Cromwell derrotaram as tropas de Carlos I, em Grantham, Inglaterra.
 
1809 - Napoleão Bonaparte toma Viena.
 
 

1871 - Após a unificação italiana, é decretada a Lei das Garantias que ratifica a posse do Vaticano pelo Papa.

1888 - É abolida a escravatura no Brasil com a lei Imperial nº 3.353 denominada Lei Áurea. Lei declarada pela princesa regente Isabel em nome do imperador D. Pedro II e publicada em vários jornais da época.
 
 
 
1927 - Colapso do sistema económico na Alemanha, na designada "sexta feira negra".
 
1941 - Nasce Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, mais conhecido por Ritchie Velens (Pacoima, Califórnia, EUA, 13 de maio de 1941 - Clear Lake, Iowa, EUA, 3 de fevereiro de 1959). Virá a ser um famoso interprete de músicas Rock, entre elas o tema "Donna" e "La Bamba", este último que mais tarde nomearia como o filme da sua vida. Juntamente com dois famosos do Rock and roll norte americano Buddy Holly e Big Bopper, vem a morrer num acidente de avião a 3 de fevereiro de 1959.

 
 
1961 - Morre o ator norte americano Gary Cooper (Helena, Montana, EUA, 7 de maio de 1901 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 13 de maio de 1961), aos 60 anos. A sua carreira durou desde a década de 1920 até ao ano da sua morte, tendo atuado em mais de cem filmes. Ele era reconhecido pelo seu forte estilo de atuação, e pelos vários papéis que teve em filmes do gênero Western.
 

 
1968 - Começam, em Paris, as negociações de paz entre os EUA e o Vietname do Norte.
 
1967 - Entram no ar as primeiras emissões da TV Bandeirantes em São Paulo no Brasil.

1981 - O papa João Paulo II é ferido a tiro, na Praça de S. Pedro, Roma, pelo turco Mehmet Ali Agca.


 
1988 - Morre o compositor norte-americano Chesney Henry "Chet" Baker, Jr. (Yale, Oklahoma, EUA, 23 de dezembro de 1929 - Amesterdão, Holanda, 13 de maio de 1988), aos 58 anos. Foi trompetista de jazz e nome essencial do chamado movimento "cool".
 
2001 - Sérgio Berlusconi, magnata da comunicação, assume a liderança do Governo italiano.
 
2005 - Morre Édouard Ruault, conhecido como Eddie Barclay (Paris, França, 26 janeiro de 1921 - Boulogne-Billancourt, Paris, França, 13 de maio de 2005), aos 84 anos. Foi produtor, editor e divulgador da canção francesa entre os anos 1950 e 1980.
 
 

2006 - No denominado "Caso Afinsa", o Tribunal de Instrução de Madrid ordena a prisão preventiva de quatro responsáveis da empresa Fórum Filatélico, acusados de burla, branqueamento de capitais, insolvência punível e administração desleal.
 
2006 - Motins em São Paulo, são atacadas mais de 50 esquadras, bases da polícia militar e outras instalações das forças de segurança brasileiras no Estado, pela organização criminosa auto denominada Primeiro Comando da Capital. Motins em 80 estabelecimentos prisionais. Há 30 mortos, entre os quais 23 polícias.
 
 
 
2007 - Morre Kate Webb (Christchurch, Nova Zelândia, 24 de março de 1943 - Sydney, Austrália, 13 de maio de 2007), aos 64 anos. Foi secretária, filósofa, e jornalista, tendo sido a primeira jornalista australiana e primeira mulher repórter no Vietname.
 
2008 - Sete atentados à bomba quase simultâneos fazem mais de 80 mortos e 150 feridos em mercados da cidade turística de Jaipur, segundo as autoridades indianas, que denunciaram uma operação "terrorista" e a detenção de um suspeito.
 
2008 - Morre o antigo emir do Kuwait xeque Saad Al Abdullah Al Sabah (Kwait, 1930 - Kuwait, 13 de maio de 2008), aos 78 anos. Governou o pequeno emirado petrolífero aliado de Washington durante nove dias antes de ser afastado por doença.



2008 - Morre o cardeal africano Dom Bernardin Gantin (Toffo, Benim, 8 de maio de 1922 - Paris, França, 13 de maio de 2008), aos 86 anos. Foi sacerdote católico, arcebispo, cardeal e diácono do colégio cardinalício da igreja católica. Por limite de idade, a 25 de junho de 1998, renunciou ao cargo de Prefeito da Congregação para os Bispos, e em 2002 renunciou ao título de Decano do Colégio de Cardeais retornando para o Benin.

2009 - O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é distinguido com o Prémio Félix Houphouet-Boigny para a procura da paz.








Texto:
Paulo Nogueira





quinta-feira, 5 de maio de 2016

EFEMÉRIDES do dia 5 de maio

 


Dia Internacional da Parteira e Dia da Cultura Portuguesa, promovido pela CPLP e celebrado em todo o espaço lusófono.
O "dia da espiga" ou "Quinta-feira da espiga" é uma celebração portuguesa que, este ano de 2016, ocorre no dia da quinta-feira da ascensão.
Santo do dia, Santo Ângelo, (Jerusalém, Palestina, Israel, 1185 - Licata, Sicília, Itália, 5 de maio de 1220), originário de uma família de tradição judaica, conta a lenda que através de um sonho se converteu ao cristianismo. Viveu uma vida de oração e penitência, passando por vários mosteiros da Palestina à Asia Menor. Mais tarde já em Roma vai para a Sicília e como sacerdote terá feito um grande trabalho apostólico de conversão de povos hereges aí existentes. Conta ainda a lenda que Ângelo certa vez ao converter uma mulher que vivia do adultério com um cavaleiro, de seu nome Berengarius, este não contente com a atitude da amante ao terminar o relacionamento incestuoso, terá mandado matar Ângelo frente à igreja de São Filipe e São Tiago em Licata na Sicília, onde foi sepultado, tinha apenas 34 anos. É celebrado o seu dia pela igreja católica a 5 de maio, dia da sua morte.
 




 

Em Portugal


1210 - Nasce Afonso III (Coimbra, Portugal, 5 de maio de 1210 - Lisboa, Portugal, 16 de fevereiro de 1279), que virá a ser rei de Portugal, cognominado "O Bolonhês".

 
 
1631 - Morre Nuno Álvares Botelho (Aldeia Galega do Ribatejo, Portugal, 1590 - Samatra, 5 de Maio de 1631), aos 41 anos. Foi um nobre português, considerado como o último grande capitão da Índia Portuguesa.
 


1632 - Morre o escritor Manuel Luís de Sousa Coutinho ou frei Luís de Sousa (Santarém, Portugal, 1555 - São Domingos de Benfica, Lisboa, Portugal, 5 de maio de 1632), aos 77 anos. Foi sacerdote católico e escritor, de entre algumas das suas obras destaque para Vida de Dom Frei Bartolomeu dos Mártires (1619), História de S. Domingos, partes I, II e III (1623 a 1678), Anais de el Rei D. João III (1628 a 1632), entre outras obras.
 
1769 - É autorizado por decreto o estabelecimento, na Lousã, de uma fábrica de papel de escrever.



1835 - Almeida Garrett cria o Conservatório de Lisboa, no âmbito da reforma do Governo Liberal. O ensino da música é dirigido pelo compositor João Domingos Bomtempo.
 
1890 - Termina o monopólio estatal português da indústria dos tabacos preparando-se a transferência para particulares.
 
1912 - Portugal participa pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão que se realizam em Estocolmo, na Suécia. A estreia portuguesa não foi feliz dado o falecimento do atleta do Benfica nº 296, Francisco Lázaro (Benfica, Lisboa, Portugal, 21 de janeiro de 1888 - Estocolmo, Suécia, 15 de julho de 1912), durante a maratona desse dia 15 de julho.
 
 
 
1934 - É revisto o contrato do Estado português com a Anglo-Portuguese Telephone Company, empresa que detém a concessão dos telefones de Lisboa e Porto desde 1887, permanecendo o exclusivo até 1968.
 
1986 - Há 30 anos dá-se o acidente ferroviário na estação da Póvoa de Santa Iria quando um comboio rápido procedente da Covilhã bateu na traseira de um transvia, provocando 17 mortos e 83 feridos. Segundo as notícias da época tudo se deveu a falha humana.



1986 - Há 30 anos o primeiro banco privado português estritamente comercial começa a atividade em Lisboa e no Porto.
 
1998 - É lançada a primeira edição do jornal diário 24 Horas.
 


1999 - Portugal e a Indonésia assinam, na sede da ONU, os acordos que estabelecem o direito da auto determinação de Timor-Leste.
 
2003 - O Tribunal da Relação de Guimarães ordena a prisão preventiva de Fátima Felgueiras, no âmbito do processo do "saco azul" da Câmara. É desconhecido o paradeiro da autarca
 
2004 - É inaugurada a central hidroelétrica da Barragem do Alqueva.
 

 
2006 - A escritora Lídia Jorge recebe em Bremen, Alemanha, o Prémio Internacional de Literatura "Albatros", da Fundação Gunther Grass, pelo livro O Vento Assobiando nas Gruas.

2008 - Um incêndio destrói as águas furtadas, a cobertura e o quarto piso da Reitoria da Universidade do Porto, um edifício centenário.
 
 
 
2009 - Realiza-se o primeiro exercício internacional de proteção civil em Portugal, com base num simulacro de sismo em simultâneo nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.

 





No Mundo
 

1811 - O exército aliada anglo-luso derrota a exército francês na Batalha de Fuentes de Oñoro em Espanha, batalha esta que durou de 3 a 5 de maio.
 


1818 - Nasce Karl Marx (Tréveris, antiga Prússia, atual Alemanha, 5 de maio de 1818 - Londres, Reino Unido, 14 de março de 1883), virá a ser um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. A obra de Marx em economia virá a estabelecer a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento económico posterior. Ele publicou vários livros durante a sua vida, sendo que O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894) os mais proeminentes.
 


1821 - Morre Napoleão Bonaparte (Ajaccio, Córsega, França, 15 de agosto de 1769 - Longwood, Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, 5 de maio de 1821), aos 52 anos. Foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi Imperador dos Franceses de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). A sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.
 

 
1862 - O exército mexicano derrota o exército francês na Batalha de Puebla. Este dia é declarado como feriado no dia 9.
 
1906 - O conservador Ivan Goremykin sucede ao conde Witte como primeiro-ministro da Rússia.
 
1914 - Nasce Tyrone Edmund Power Jr. (Cincinnati, EUA, 5 de maio de 1914 – Madrid, Espanha, 15 de novembro de 1958), virá a ser ator de cinema e teatro, creditado geralmente sob o nome Tyrone Power ou "Ty Power". Virá a participar em diversos filmes nos anos 30 e 50 em papeis de capa e espada ou personagens românticas.
 


1917 - Começa a publicação do jornal russo Pravda, fundado por Lenine.
 
1919 - No âmbito da Cruz Vermelha Internacional é formada a Liga das Sociedades.
 
1920 - Santa Joana d'Arc é canonizada em Roma pelo papa Bento XV.
 
 
 
1945 - Durante o Holocausto na II Guerra Mundial, é libertado o campo de concentração nazi de Mauthausen, na Áustria.
 
1949 - É adotado, em Londres, o Estatuto do Conselho da Europa, criando um Comité de Ministros e uma Assembleia Consultiva. Estrasburgo é escolhida para sede da organização.
 
1955 - Os Aliados terminam a ocupação da Alemanha Ocidental, iniciada após a II Guerra Mundial. A Alemanha Ocidental é declarada totalmente soberana.
 
 
 
1981 - Morre, na cadeia de Maze, Belfast, Irlanda do Norte, o militante do IRA Robert "Bobby" Sands, após 66 dias de greve da fome.
 
1992 - O Japão adota a semana de trabalho de cinco dias.
 
1995 - O Canadá, representando 103 países, solicita a prorrogação indefinida do Tratado de Não Proliferação Nuclear.



2003 - No Ruanda, começam a ser libertados 25 mil prisioneiros, acusados de participação nos massacres de 1994.
 
2006 - Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação em Timor-Leste. As Nações Unidas asseguram que mais de 70 por cento da população de Díli abandonara a cidade.
 
2007 - O escritor angolano Pepetela recebe o Prémio Escritor Galego Universal 2007.
 
 
 
2007 - Morre Theodore Harold Maiman (Los Angeles, Califórnia, EUA, 11 de julho de 1927 - Vancouver, Canadá, 5 de maio de 2007), aos 79 anos. Foi físico norte-americano, inventor do primeiro laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation). Recebeu diversos prémios e condecorações pelo seu trabalho, foi ainda autor de um livro com o título The Laser Odyssey, descrevendo eventos paralelos à criação do primeiro laser.


 
2007 - O Vaticano acaba formalmente com a noção de limbo na teologia católica.

2010 - Morre a meio-soprano Giulietta Simionato (Forli, Itália, 12 de maio de 1910 - Roma, Itália, 5 de maio de 2010), aos 99 anos, a uma semana de completar um século de vida. Foi uma das grandes vozes do canto lírico italiano do período pós-guerra tendo a sua carreira começado depois da década de 1930, cantou ao lado das maiores sopranos do seu período, incluindo Maria Callas e Renata Tebaldi, tendo sido admirada pelos companheiros e público pelo seu humor, profissionalismo e carinho. Em 1966 retirou-se da vida artística continuando a dar aulas de colocação de voz. Foi a presidente da Associação Maria Callas, em Roma.
 









Texto:
Paulo Nogueira