domingo, 11 de setembro de 2016

EFEMÉRIDES do dia 11 de setembro



Santo do dia, São João Gabriel Perboyre (Perboyre-Mongesty, França, 5 de janeiro de 1802 - China, 11 de setembro de 1840). Nascido no ceio de uma família de agricultores profundamente cristãos, era o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai, cedo João Gabriel demonstrou vocação para a vida religiosa. Aos 14 anos ingressou na Congregação da missão fundada por São Vicente de Paulo para se tornar um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes dessa Ordem. João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos seminários vicentinos. Porém o seu desejo era ser um missionário na China, onde os vicentinos atuavam e onde, recentemente, o Padre Clet fora martirizado. Em 1835 foi enviado para Macau, em missão. Reza a lenda que se disfarçava de chinês, pois os estrangeiros à época não eram aceitos naquele continente.
Apesar de aprender a língua e os costumes locais, foi denunciado, perseguido e preso em 1839, período em que sofreu torturas, como ser amarrado numa cruz, acabou por morrer estrangulado no dia 11 de setembro de 1840, depois de um ano em cativeiro. Beatificado em 1889, foi proclamado santo pelo papa João Paulo II em 1996. São João Gabriel Perboyre foi o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja e é festejado no dia da sua morte.

 

 

 




Em Portugal

 
1823 - Morre o abade José Francisco Correia da Serra (Serpa, Portugal, 6 de junho de 1750 - Caldas da Rainha, Portugal, 11 de setembro de 1823), aos 73 anos. Ordenado presbítero em 1775, foi um cientista, diplomata, filósofo e polímata português. Investigou designadamente nas áreas da botânica e geologia. O designado género botânico Correa, recebeu o seu nome. Foi, com o duque de Lafões, fundador da Academia das Ciências de Lisboa. Tem uma biblioteca com o seu nome em Serpa.
 

 
1891 - Suicídio do poeta Antero Tarquínio de Quental (Ponta Delgada, São Miguel, Açores, Portugal, 18 de abril de 1842 – Ponta Delgada, Açores, Portugal, 11 de setembro de 1891), aos 49 anos. Foi escritor e poeta português do século XIX, fez parte da Questão Coimbrã, tendo tido um papel importante no movimento da Geração de 70. Foi autor das obras Sonetos de Antero, Odes Modernas, Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa, Raios de Extinta Luz, Prosas, entre muitas outras. 
 
 
 
1914 - Durante o conflito da I Grande Guerra Mundial (1914-18), seguem para África as primeiras forças expedicionárias portuguesas para o Norte de Moçambique.


 
1928 - É assinada o Tratado entre Portugal e a África do Sul que regulamenta os problemas dos transporte e a contratação de trabalhadores.
 
1942 - Morre Bento Gonçalves (Monte Alegre, Trás os Montes, Portugal, 2 de março de 1902 – Tarrafal, Cabo Verde, 11 de setembro de 1942), aos 40 anos. Foi secretário geral do PCP, depois de sete anos de prisão, morre no campo de concentração do Tarrafal, Cabo Verde, depois de sete anos de prisão.
 
 
 
1975 - Manifestação dos SUV (Soldados Unidos Vencerão), no Porto.
 
1985 - Choque frontal de dois comboios em Alcafache, perto de Mangualde na linha da Beira Alta, entre um serviço internacional proveniente do Porto com ligação ao Sud Express e um regional proveniente da Guarda com destino a Coimbra. Por volta das 18h37, ambas as composições colidiram, encontrando-se a circular a uma velocidade aproximada de 100 Km/h, o choque destruiu as locomotivas e algumas carruagens em ambas as composições, provocou vários incêndios devido ao combustível presente nas locomotivas e nos sistemas de aquecimento das carruagens. Devido ao facto dos materiais utilizados nas carruagens não serem à prova de chamas, o fogo propagou-se rapidamente, produzindo grandes quantidades de fumo. Estima-se que, neste acidente, tenham falecido cerca de 150 pessoas, embora as circunstâncias do acidente, e a falta de controlo sobre o número de passageiros em ambos os serviços, impeçam uma contagem exacta do número de vítimas mortais. A estimativa oficial aponta para 49 mortos, dos quais apenas 14 foram identificados, continuando ainda 64 passageiros oficialmente desaparecidos. É considerado um dos maiores e mais graves acidentes ferroviários ocorridos em Portugal.
 
 
 
1996 - É criada a Comissão Nacional para o Combate ao Trabalho Infantil.
 
1999 - É inaugurada oficialmente a Casa do Artista em Carnide, Lisboa. A APOIARTE / Casa do Artista é fundada pelos atores Armando Cortez e Raul Solnado, tem estatuto de instituição particular de solidariedade social e presta serviços aos artistas idosos. Para além do Lar de Terceira Idade, inclui ainda o Teatro Armando Cortez, a Galeria para exposições, a Fisioterapia e o Centro de Formação. O seu âmbito abrange as Artes Cénicas, Cinema, Rádio e Televisão.
 
 

2003 - O Governo português aprova os diplomas que estruturam a reforma da Administração Pública.
 
2003 - O presidente do Instituto de Estradas de Portugal demite-se, após a queda da passagem de peões no IC19.
 
2004 - Morre a actriz Irene Velez (Portugal, 1914 – Lisboa, Portugal, 11 de setembro de 2003), aos 90 anos. Foi atriz dramática, de teatro, cinema, rádio e TV. Ficou popularizada pelos programas de rádio "Companheiros da Alegria" e "Zéquinha e Lelé", com Vasco Santana. Filha de uma grande actriz portuguesa Elvira Velez, foi esposa do ator, apresentador e produtor Igrejas Caeiro.
 
 
 
2006 - Entra em vigor a reestruturação das linhas urbanas da Carris, com a designada Rede 7.
 
2006 - Morre Maria Teresa Vieira Bastos Ambrósio (Vila Nova de Ourém, Portugal, 1937 – Lisboa, Portugal, 11 de setembro de 2006), aos 69 anos. Foi ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (1996-2002), antiga deputada pelo PS (1976-83), professora associada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
 
2007 - O ministro da Saúde anunciou no Parlamento que a assiduidade do pessoal hospitalar será inteiramente controlada por métodos biométricos até ao final do ano, medida alargada aos centros de saúde no primeiro trimestre de 2008.


 
2008 - O Governo aprova os contratos de investimento da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) em Évora, que estão avaliados em 170 milhões de euros e que projetam a criação de 570 postos de trabalho. A participação financeira do Estado Português nos investimentos da Embraer em Évora poderão atingir no máximo 75 milhões de euros, além de incentivos fiscais
 
2009 - Três décadas depois da morte, em Santa Bárbara, Califórnia, o corpo do escritor Jorge de Sena é trasladado para Portugal e sepultado no cemitério do Prazeres, em Lisboa.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

No Mundo
 
 
1565 - Fim do Cerco de Malta, numa tentativa falhada da conquista de Malta pelo Império Otomano, iniciado em 18 de maio de 1565.
 
 
 
1609 - Descoberto por Henrick Hudson na América do Norte, um rio que viria a receber o seu nome, o rio Hudson.
 
 
 
1714 - Tomada de Barcelona pelas forças borbónicas durante a Guerra da Sucessão Espanhola.
 
1823 - Morre Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça (Colónia do Sacramento, Império Português, atual Uruguai, 13 de agosto de 1774 - Londres, Reino Unido, 11 de setembro de 1823), aos 49 anos. Foi um jornalista, maçom e diplomata brasileiro, patrono da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras. Foi ainda fundador do Correio Braziliense, jornal de referência dos ideais liberais.

 

1836 - Há 180 anos no Brasil os rebeldes conhecidos como farroupilhas, proclamam a República Rio-Grandense, durante a Guerra dos Farrapos.
 
 
 
1885 - Nasce o escritor inglês David Herbert Lawrence (Nottingham, Reino Unido, 11 de setembro de 1885 - Vence, Alpes-Maritimes, França, 2 de março de 1930). Virá a ser um controverso e prolífico escritor inglês, conhecido pelos seus romances, poemas, livros de viagens, peças teatrais e traduções. Vindo a pertencer à designada escola modernista. Foi autor entre muitos outros de O Pavão BrancoO Amante de Lady Chaterley, A Virgem e o Cigano, O Carrocel.



1917 - Nasce Ferdinand Emmanuel Edralin Marcos (Sarrat, Norte das Filipinas, 11 de setembro de 1917 - Honolulu, Havai, 28 de setembro de 1989). Virá a ser um político e advogado filipino e foi presidente de seu país de 1965 a 1986.
 
1921 - É proclamado o mandato inglês sobre a Palestina, ao que os árabes respondem com um dia de luto.

1930 - Erupção do vulcão Stromboli, situado numa pequena ilha ao norte da Costa da Sicília na Itália.
 
 

1944 - Durante a II Guerra Mundial a Holanda é libertada pelas forças aliadas.
 
1952 - Início da revolta Mau Mau, no Quénia, contra a administração britânica.
 
1962 - Primeira gravação oficial do grupo The Beatles, com a versão dos temas Love me do, integrada no álbum "Please Please me".
 

 
1968 - Um avião modelo Caravelle encendeia-se numa viagem entre a Córsega e Nice, causando noventa e cinco mortos.
 
1973 - O palácio de La Moneda é bombardeado e o presidente do Chile, Salvador Allende, é deposto por um golpe militar, o ditador Augusto Pinochet assume o poder. O presidente deposto Salvador Allende após um discurso feito via telefone pela estação de rádio Magallanes aos seus apoiantes, suicida-se nesse mesmo dia. A ditadura de Pinochet estender-se-á por duas décadas e conduzirá à morte de dezenas de milhar de pessoas.
 
 

1989 - A Checoslováquia abre a fronteira com a Hungria, deixando passar perto de 16.000 alemães de Leste que esperam seguir para Ocidente.
 
1997 - A Escócia vota pelo restabelecimento do seu próprio Parlamento, após 290 anos de união com a Inglaterra.
 
2001 - Num ataque terrorista coordenado pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda aos EUA, dois aviões de passageiros, o voo 11 da American Airlines e o voo 175 da United Airlines, embatem, com alguns minutos de intervalo (08:46 e 09:04), nas duas torres do World Trade Center, em Nova Iorque. Morrem perto de 2.900 pessoas. No mesmo dia, dois outros aparelhos despenham-se, um sobre o Pentágono, o voo 77 da American Airlines, e o voo 93 da United Airlines num descampado perto de Shanksville na Pensilvânia.

 
 
2002 - Detonam três bombas na estância balnear de Bali. O atentado faz 202 mortos. Entre eles está o português Diogo Ribeirinho.
 
2004 - O filme "Vera Drake", de Mike Leigh, vence o Festival de Veneza.
 
2005 - O Governo de Ariel Sharon decreta o fim da administração militar israelita na Faixa de Gaza, pondo fim à ocupação de 38 anos.
 


2006 - Portugal e Brasil criam o Prémio de Dramaturgia António José da Silva para novos dramaturgos de língua portuguesa.
 
2008 - A circulação ferroviária no túnel sob a Mancha é totalmente interrompida devido a um incêndio que terá ocorrido num camião que transportava carga inflamável. Foram retiradas "do túnel de serviço" cerca de 30 pessoas, motoristas na sua maioria. Este é o mais grave incidente da história do túnel, que abriu ao tráfego em maio de 1994 e tem uma extensão de 50 quilómetros.
 

 
2008 - A cantora Mariza é nomeada para a 9ª edição dos Latin Grammy Awards, com o seu último álbum, "Terra", na categoria de Melhor Álbum Folk
 
2009 - Morre a norte-americana Gertrude Baines (Shellman, Geórgia, EUA, 6 de abril de 1894 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 11 de setembro de 2009), considerada a mulher mais velha do mundo, com 115 anos. Quando lhe perguntaram a razão da sua extrema longevidade ela respondeu: "Deus. Pergunte-Lhe... Eu tomei bem conta de mim, do modo que Ele quis que eu tomasse."
 







Texto:
Paulo Nogueira