terça-feira, 1 de novembro de 2016

EFEMÉRIDES do dia 1 de novembro



Dia de Todos os Santos, Dia da Liga Portuguesa de Luta Contra o Cancro e Dia Mundial do Veganismo.
Dia dedicado a Todos os Santos, em homenagem a todos os santos e mártires conhecidos ou não que morreram mas que não foram canonizados. Este dia é celebrado pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã. A comemoração regular deste dia, começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610 d. C., o papa Bonifácio IV dedicou o Panteão (templo romano em honra de todos os deuses) a Maria mãe de Jesus e a todos os mártires. A data foi mudada para novembro quando o papa Gregório III dedicou uma capela em Roma a Todos os Santos e ordenou que eles fossem homenageados no 1º dia de novembro. Sendo designado de Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos os Santos), é o papa Gregório IV que a declara finalmente uma festa universal, no mundo católico.







Em Portugal
 

1431 - Morre D. Nuno Álvares Pereira (Cernache do Bonjardim, Portugal, 24 de junho de 1360 – Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 1431), aos 71 anos. Foi um nobre e general português do século XIV. Desempenhou um papel fundamental na crise de 1383 – 1385, entre Portugal e Espanha. Foi 2º Condestável de Portugal, beatificado em 1918 e canonizado pelo Vaticano pelo papa Bento XVI em 2009.



1755 - Entre as 9:30 h e 9:40 h, dia que coincidiu com o feriado do dia de Todos os Santos, um sismo de grande magnitude destruiu quase completamente parte da cidade de Lisboa, em especial a zona da Baixa da cidade. A cidade perde um terço dos seus habitantes. Para além de ter atingido também outras zonas do país, como Setúbal e todo o litoral do Algarve, onde a destruição aqui foi generalizada. Para além da destruição causada pelo sismo, o maremoto que se seguiu destruiu fortalezas costeiras e habitações, chegando a registarem-se ondas até 30 metros de altura. As ondas de choque deste sismo foram sentidas por toda a Europa e norte de África, nomeadamente nas cidades marroquinas de Fez e Meknés, tendo havido registo de danos e perdas de vidas avultados. Foram igualmente registados efeitos deste sismo no outro lado do Oceano Atlântico, nomeadamente no Brasil, América do norte e Caraíbas. Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. Na atualidade os sismólogos estimam que o sismo de 1755 terá atingido magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter. O terramoto de 1755 teve também um enorme impacto político e socioeconômico na sociedade portuguesa do século XVIII. O epicentro deste sismo não é conhecido com precisão, havendo diversos sismólogos que propõem locais distanciados de centenas de quilómetros.



1913 - Fundação do Clube de Futebol União, por um grupo de desportistas. Clube este que haveria de se notabilizar com o decorrer dos anos. Primeiro com a designação de União Futebol Clube e posteriormente com o nome que ainda hoje ostenta: Clube de Futebol União ou União da Madeira.

1957 - Nasce Carlos Manuel Marques Paião (Coimbra, Portugal, 1 de novembro de 1957 - Rio Maior, Portugal, 26 de agosto de 1988). Virá a ser um cantor e compositor português. Licenciou-se em medicina na Universidade de Lisboa em 1983 mas acabou por se dedicar exclusivamente à música. Depois de concorrer a um Festival RTP da Canção em 1980, vence no ano seguinte, 1981, a edição deste Festival com a canção que o celebrizou Playback. Edita vários álbuns e participa em muitos festivais de música e programas de TV, mas foi no auge da sua carreira que morre num violento acidente de viação.

1992 - Morre o actor Eugénio Salvador Marques da Silva (Lisboa, Portugal, 31 de março de 1908 – Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 1992), aos 84 anos. Foi futebolista do Sport Lisboa e Benfica como reserva quando jovem. Mas onde se destacou foi como actor, bailarino, dramaturgo e encenador. Tendo protagonizado perto de uma centena de peças, na sua grande maioria do género revista à portuguesa, no Teatro Maria Vitória e no Variedades. Tendo passado pelo cinema e pela televisão em algumas participações. 



2001 - Morre o advogado Manuel João da Palma Carlos(Loures, Bucelas, Portugal, 24 de junho de 1915 - Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 2001), aos 86 anos. Foi advogado e grande opositor da ditadura do Estado Novo, foi defensor dos presos da PIDE, nos tribunais do regime. Foi ainda embaixador de Portugal em Cuba.  

2002 - É inaugurada a estação de Telheiras do Metropolitano de Lisboa.    

2003 - A Autoridade Nacional Florestal substitui a Direcção-geral de Florestas.    



2006 - O primeiro grupo de 12 militares portugueses que vai integrar a Força Interina das Nações Unidas - FINUL no Líbano, parte para Beirute. 

2008 - Morre o humorista e comediante Badaró (São Paulo, Brasil, 23 de abril de 1933 – Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 2008), aos 75 anos. De seu nome Manlio Hedair Badaró, ficou mais conhecido por Badaró. Foi comediante de origem brasileira naturalizado português. De entre muitos personagens que representou ficou conhecido pelo "Chinezinho Limpopó", num célebre programa humorístico do canal de TV português RTP.

2014 - Morre José Fonseca e Costa (Caála, Angola, 27 de junho de 1933 – Lisboa, Portugal, 1 de novembro de 2015), aos 82 anos. Foi tradutor e editor de romances, mas destacou-se como cineasta e realizador de TV português.
 








No Mundo


846 - Nasce o rei de França Luís II, O Gago (1 de novembro de 846 d. C. – 10 de abril de 879 d. C.). Virá a ser rei da França Ocidental de 877 d. C. até à sua morte.
 
 

1501 - É descoberta a que virá a ser baptizada de Baia de Todos os Santos, no litoral brasileiro, por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos e acompanhada pelo cartógrafo e escritor italiano Américo Vespúcio.

1503 - É eleito o papa Júlio II, tornando-se assim no 216º papa da história da Igreja Católica.

 

1512 - Apresentação dos frescos de Miguel Ângelo, na Capela Sistina, às autoridades de Roma.

1604 - Estreia-se "Otelo", de Shakespeare, no Whitehall Palace, em Londres.

1661 - Nasce Luís, Delfim de França (Fontainebleau, França, 1 e novembro de 1661 - Meudon, França, 14 de abril de 1711). Filho mais velho do rei Luís XIV de França, rei sol, e herdeiro aparente do trono de França. Recebeu o título de Delfim da França tendo ficado mais tarde conhecido por o Grande Delfim, após o nascimento de seu filho Luís, duque da Borgonha.



1870 - É feita a primeira previsão meteorológica, nos EUA, a partir de 24 boletins locais, recebidos por telégrafo.

1886 - Nasce o escritor austríaco Hermann Broch (Viena, Áustria, 1 de novembro de 1886 – New Haven, Cunecticut, EUA, 30 de maio de 1951). Virá a ser um escritor austríaco do século XX, considerado um dos maiores modernistas de todos os tempos. Foi autor entre outras obras de "A Morte de Virgílio", " A criada Zerlina" e da trilogia "Os Sonâmbulos".   

1887 - Nicolau II da Rússia assume o trono e será o último Czar da Rússia.



1942 - Entra em vigor o padrão monetário do Cruzeiro no Brasil durante a Terceira Republica brasileira.

1945 - As autoridades britânicas, admitem a probabilidade de suicídio do dirigente nazi Adolfo Hitler, pelos indícios no "bunker" de Berlim após a tomada de Berlim no final da II Guerra Mundial.
   
1946 - O polaco Karol Wojtyla, futuro papa João Paulo II, é ordenado padre.
 
 
 
1952 - Os EUA testam a primeira bomba de hidrogénio, nas Ilhas Marshall.   

1960 - John Kennedy vence Richard Nixon nas eleições presidenciais norte-americanas.

1962 - A URSS lança a primeira nave espacial com destino a Marte designada de Mars 1. Esta missão também conhecida como 1962 Beta Nu 1, Mars 2MV-4 ou Sputnik 23. Mas falhou durante o voo, perdendo contacto com a base em 21 de março de 1962, antes de chegar ao seu destino. Viajou cerca de 106.000 km.



1981 - Nas Caraíbas, tornam-se independentes as ilhas de Antígua, Barbada e Redonda.

1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, aprovado e ratificado a 11 de dezembro de 1991 pelos Estados da CEE, que passa a designar-se União Europeia.

1995 - O Congresso Nacional Africano de Nelson Mandela vence as primeiras eleições multirraciais na África do Sul.   



2000 - A Sérvia e Montenegro é admitido como Estado Membro da ONU.

2003 - A Casa Real de Espanha anuncia o noivado do príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, com a jornalista Letizia Ortiz Rocasolano.  
 


2007 - Os "Da Weasel" são eleitos a melhor banda portuguesa de 2007 pelos espetadores da MTV Portugal, na 14ª Prémios Europeus de Música da MTV Europa, cuja cerimónia decorreu em Munique e foi dominada pelas mulheres, com Nelly Furtado, Avril Lavigne, Rihanna e Amy Winehouse entre as vencedoras.

2007 - Morre Paul Warfield Tibbets, Jr. (Quincy, Illinois, EUA, 23 de fevereiro de 1915 – Columbus, Ohio, EUA, 1 de novembro de 2007), aos 92 anos. Foi brigadeiro general da Força Aérea dos EUA, comandante do avião norte-americano quadrimotor B-29 EG Enola Gay durante a II Guerra Mundial.

2009 - Devido à epidemia da gripe H1N1, o presidente da Ucrânia, Victor Iuschenko, apela a dirigentes de países amigos e a organizações internacionais para ajudarem a combater a epidemia de gripe no país.









Texto:
Paulo Nogueira