domingo, 26 de março de 2017

EFEMÉRIDES do dia 26 de março



Dia do Livro Português e Dia Nacional do Utente de Saúde.

Santo do dia, São Ludgero (Zuilen, Friesland, atual Holanda, 742 d.C. - Billerbeck, actual Alemanha, 26 de março de 809 d.C.). Ludgero era descendente de família nobre e, dedicado aos estudos religiosos desde muito novo. Ordenou-se sacerdote em 777, em Colónia, na Alemanha. O seu trabalho de apóstolo teve início na sua terra natal, pois começou a trabalhar justamente nas regiões pagãs da Holanda, Suécia, Dinamarca, ponto alto da missão de São Bonifácio, que teve como discípulos São Gregório e Alcuíno de York, dos quais foi seguidor também Ludgero. Mais tarde, foi chamado pelo imperador Carlos Magno para evangelizar as terras que dominava. Carlos Magno ofereceu-lhe o bispado de Treves, mas ele recusou. Ludgero emitiu os votos tomando o hábito definitivo de monge e fundou um mosteiro, ao redor do qual cresceu a cidade de Muester, cujo significado, literalmente, é mosteiro, e da qual foi eleito o primeiro bispo. Ludgero não parou desde então, fundou várias igrejas e escolas, criou novas paróquias e entregou-as aos sacerdotes que ele mesmo formara. Ainda encontrou tempo para retomar a evangelização na Frísia, realizando o seu sonho de contribuir para a conversão da sua pátria, a Holanda, e fundar outro mosteiro, este beneditino, em Werden, antes da sua morte, que ocorreu no dia 26 de março de 809 aos 67 anos. O corpo de Ludgero foi sepultado na capela do mosteiro de Werden. Os fiéis tornaram o local mais uma meta de peregrinação pedindo a sua intercessão para muitas graças e milagres, que passaram a ocorrer em abundância. O culto à São Ludgero, que ocorre neste dia é muito intenso especialmente na Holanda, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Itália, países cujo solo ele pisou durante seu ministério.




 



 

Em Portugal

1211 - Morre o rei D. Sancho I de Portugal (Coimbra, Portugal, 11 de novembro de 1154 - Coimbra, Portugal, 26 de março de 1211), aos 57 anos. Foi o segundo rei de Portugal de 1185 até à sua morte e apelidado de Sancho O Povoador. Filho do rei D. Afonso Henriques, foi iniciado na vida militar aos 12 anos de idade, tendo chefiado uma expedição a Cidade Rodrigo contra Fernando II que se saldou num fracasso. Após ter subido ao trono em dezembro de 1185 por morte de D. Afonso Henriques D. Sancho I promoveu e apadrinhou o povoamento dos territórios do país, destacando-se a fundação da cidade da Guarda, em 1199, e a atribuição de cartas de foral na Beira e em Trás-os-Montes: Gouveia (1186), Covilhã (1186), Viseu (1187), Bragança (1187), São Vicente da Beira (1195) e Belmonte (1199), povoando assim áreas remotas do reino, em particular com imigrantes da Flandres e da Borgonha. A criação dos concelhos, para além do contributo que deu para o melhoramento económico e social, trouxe também vantagens de ordem militar e financeira, pois promoveu o aumento do número de combatentes que não recebiam soldo. Foram muitas ordens religiosas, nomeadamente as militares, receberam de D. Sancho inúmeras concessões de terras e castelos. Foi um grande administrador, tendo acumulado no seu reinado, um verdadeiro tesouro. Passou a intitular-se rei de Portugal a dos Algarves. O rei é também lembrado pelo seu gosto pelas artes e literatura, tendo deixado ele próprio vários volumes com poemas.


 
1887 - Há 130 anos era assinado o Protocolo de Lisboa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Henrique de Barros Gomes e por James Duncan Campbell, que estabelece os termos do Tratado de Amizade e Comércio com a China, de 1 de dezembro de 1887, sobre o direito de ocupação e governo de Macau, por Portugal.

1927 - Há 90 anos era criada a Polícia de Informações do Porto. As Polícias de Informações de Lisboa e Porto irão dar origem à PVDE/PIDE.

1949- É criado o Fundo de Fomento Nacional.




1975 - Tomada de posse do IV Governo Provisório português, chefiado por Vasco Gonçalves.

1976 - São definidos os estatutos das empresas públicas portuguesas Petrogal (Petróleos de Portugal), e Cimpor (Cimentos de Portugal).




1987 - Há 30 anos era efectuada a rubrica dos termos do acordo sobre a transferência da soberania de Macau, pelos chefes das delegações de negociação, o vice-ministro chinês Zhou Nan e o embaixador português Rui Medina.

1990 - É criada a primeira Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior.

1999 - Marcelo Rebelo de Sousa demite-se da presidência da Comissão Política Nacional do PSD.


 
 
2005 - Entra em vigor o Código da Estrada, com regras mais severas e multas mais pesadas.
 
2007 - Morre João Soares Louro (Faro, Portugal, 12 de fevereiro de 1933 - Lisboa, Portugal, 26 de março de 2007), aos 74 anos. Foi antigo presidente da RTP e da RDP, ex-publicitário. Como Presidente do Conselho de Administração da Radiotelevisão Portuguesa (RTP) entre 1978 e 1980, nesse período promoveu uma profunda transformação da estação televisiva estatal que passou pelo seu redimensionamento, reequipamento e equilíbrio financeiro, numa altura em que se passou da transmissão a preto e branco para as emissões a cores. Foi ainda responsável pela criação do Centro de Formação da RTP, que investiu e levou para a RTP nomes de então jovens jornalistas que se tornariam nomes grandes do jornalismo em Portugal como Miguel Sousa Tavares, Margarida Marante, António Mega Ferreira e Maria Elisa. Desde 2005 integrava o Conselho de Administração da Parque Expo como administrador não executivo, e desde 2006 fazia parte do Conselho de Administração da Atlântico - Pavilhão Multiusos de Lisboa. Na área da docência, destacou-se como mestre de conferências na área da comunicação social da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, entre 1993 e 1996, e pela sua colaboração com a Universidade Nova de Lisboa no ensino das "Tecnologias dos Meios".

 

2008 - As alterações à Lei dos Partidos, que põem fim à obrigação de os partidos fazerem prova de cinco mil militantes, é aprovada por unanimidade na Assembleia da República.

2009 - O Tribunal do Marco de Canaveses absolve o ex-presidente da câmara Avelino Ferreira Torres dos crimes de que estava acusado pelo Ministério Público.

2010 - Pedro Passos Coelho é eleito líder do PSD, sucedendo a Manuela Ferreira Leite, com 61,06 por cento dos votos.


 
 
 


 


No Mundo

1244 - É assinado o Tratado de Almizra entre a Coroa de Aragão e o Reino de Castela por Jaime I de Aragão e pelo infante de Castela, mais tarde Afonso X, O Sábio.

 
 
1707 - Há 310 anos era feita a ratificação do Tratado de União de 1707, que abolia a independência da Inglaterra e da Escócia em favor do novo Estado, o Reino Unido da Grã - Bertanha.

1812 - Na Venezuela um sismo destrói a cidade de Caracas, Barquisimeto, Mérida, El Tocuyo, San Felipe e causou estragos em outros povoados. Calcula-se que em Caracas pereceram cerca de 10.000 pessoas quando a população era de cerca de 44.000 pessoas e de 3.000 em La Guaira.
 
1827 - Há 190 anos morre Ludwig van Beethoven (Bona, Alemanha, 17 de dezembro de 1770 - Viena, Áustria, 26 de março de 1827), aos 57 anos. Foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo do século XVIII e o Romantismo do século XIX. A partir dos 5 anos de idade o seu pai passou a obrigá-lo a estudar música diariamente, durante muitas horas. Ludwig van Beethoven nunca teve estudos muito aprofundados, mas sempre revelou talento excepcional para a música. Com apenas 8 anos de idade, foi confiado a Christian Gottlob Neefe, o melhor mestre de cravo da cidade de Colónia na época, que lhe deu uma formação musical sistemática, levando-o a conhecer os grandes mestres alemães da música. Aos 11 anos Ludwig van Beethoven tornou-se músico profissional. Com 12 anos substituiu o seu mestre na orquestra da ópera e aos 14 anos foi nomeado organista-assistente da Corte. Depois de aprender as técnicas de contraponto e de composição vocal, passou a compor peças para piano de uma forma muito emocional, conquistando imediatamente a aristocracia austríaca. Considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. É tido por muitos como um dos poucos homens que merecem a adjectivação de "génio". Foi autor entre muitas obras da "Sinfonia nº 9 em Ré Menor", em que pela primeira vez na história da música, é inserido um coral numa sinfonia de música e poesia.
 


1911 - Nasce Thomas Lanier Williams III, mais conhecido por Tennessee Williams (Columbus, Mississípi, EUA, 26 de março de 1911 - Nova Iorque, EUA, 25 de fevereiro de 1983). Virá a ser escritor e dramaturgo 
norte-americano. Durante a sua infância, Thomas Lanier Williams teve difteria e ficou um ano fora da escola, tornando-se um menino introspectivo, passando todo o tempo dedicado à leitura. Em 1918, quando Thomas Lanier Williams tinha 7 anos, a família mudou-se para University City no Missouri, e ele frequentou a Soldan High School. Aos 16 anos, Thomas Lanier Williams recebeu um prémio de cinco dólares por um ensaio publicado no Smart Set, intitulado "Can a Good Wife Be a Good Sport?". Um ano depois, publicou "The Vengeance of Nitocris", no Weird Tales. Nos anos 30, Thomas Lanier Williams frequentou a University of Missouri. Posteriormente transferiu-se para a Washington University, em St. Louis, Missouri durante um ano, e finalmente formou-se, em 1938, na University of Iowa, onde escreveu "Spring Storm". Nessa época alterou definitivamente o seu nome para "Tennessee Williams". Foi autor entre muitas obras de "Um Eléctrico chamado Desejo" (1947). Vencedor de muitos prémios aos longo da sua carreira entre eles a Medalha Presidencial da Liberdade em 1980, pelo então presidente norte americano Jimmy Carter.


 
1917 - Há 100 anos durante a Primeira Grande Guerra Mundial, na Batalha de Gaza o avanço das tropas britânicas é interrompido pelo bloqueio de 17 000 turcos.

1918 - Durante a Primeira Grande Guerra Mundial os Aliados conferenciam em Doullens sobre unidade de comando das forças. É assinado por Clemenceau e Alfred Milner, o acordo de Doullens, para um comando único aliado na Frente Oeste, sob o comando do general Ferdinand Foch.

1923 - Morre Henriette Rosine Bernardt, conhecida mundialmente por Sarah Bernardt (Paris, França, 22 de outubro de 1844 - Paris, França, 26 de março de 1923), aos 79 anos. Foi uma actriz francesa, considerada por alguns como "a mais famosa actriz da história". Teve uma infância e juventude complicada, no entanto Sarah Bernhardt em 1862, estreou-se na Comédie-Française com Iphigénie e, dois anos depois, surgiu no Ódeon, onde começou a ganhar notoriedade. Representou por diversas vezes Shakespeare, inclusive em papéis masculinos. Fez a sua reputação nos palcos da Europa na década de 1870, e logo passou a ser exigida pelos principais palcos do continente europeu e dos Estados Unidos. Visitou o Brasil quatro vezes, as duas primeiras ainda durante o reinado de D. Pedro II. Conquistou uma fama de actriz dramática, em papéis sérios, ganhando o epíteto de "A Divina Sarah". O seu papel mais marcante foi na peça "A Dama das Camélias" de Alexandre Dumas. Sarah Bernhardt foi uma das actrizes pioneiras do cinema participando em algumas produções. Viajou por praticamente todo o mundo e nos Estados Unidos a sua fama era tal que disponibilizaram um comboio com sete carruagens salão de luxo, chamado Sarah Bernhardt Special, para uso exclusivo da actriz. Em 1914 foi condecorada, pelo governo francês, com a Légion d'honneur. Na última visita ao Brasil, durante uma encenação, sofreu um acidente que lhe gerou sérios problemas numa perna e que culminou, anos depois, na sua morte. Foi ainda autora de algumas obras e literárias e no fim do século XX, recebeu uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.
 
 

1923 - A estação de rádio BBC começa a transmissão regular de previsões atmosféricas no Reino Unido.
 
1925 - Nasce Pierre Boulez (Montbrison, Loire, França, 26 de março de 1925 - Baden Baden, Alemanha, 5 de janeiro de 2016). Virá a ser maestro, pedagogo musical, ensaísta e compositor francês de musica erudita. Inicialmente estudou matemática em Lyon, mas desde muito cedo começou a estudar piano e, entre 1942 e 1945, frequentou o Conservatório de Paris, onde foi aluno do compositor Olivier Messiaen. Em 1948, tornou-se director de música da Companhia Reanud-Barrault, no Teatro Marigny, em Paris. No fim da década de 40 e no início da década de 50, compôs várias peças. Leccionou, entre 1955 e 1960, o curso de Análise Musical em Darmstadt, na Alemanha, de 1960 a 1966, foi docente de Análise Musical, Composição e Direcção de Orquestra, na Academia de Música de Basileia, na Suíça, e foi ainda professor do Collège de France, em Paris, entre 1972 e 1995. Foi nomeado, em 1971, maestro titular da Orquestra Sinfónica da BBC e director musical da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque (1971-1977). Foi fundador do IRCAM e do Ensemble Intercontemporain. Pierre Boulez recebeu várias prémios, entre eles o Prémio da Fundação Siemens, Prémio Imperial do Japão, Prémio Grawemeyer pela composição Incises e Prémio Grammy pela obra Répons, na categoria de Melhor Composição Contemporânea. Recebeu os doutoramentos Honoris Causa das Universidade de Leeds, Cambridge, Basel e Oxford. Foi distinguido com o título de Comendador do Império Britânico, de Cavaleiro da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha e, em janeiro de 2001, recebeu do Presidente da República portuguesa, Jorge Sampaio, a Grã-Cruz da Ordem de Santiago. Autor das obras "Sonata para Piano nº 1, nº 2 e nº 3" , "Le visage nuptial", "Dialogue de l'ombre double" entre muitas outras.
 


1936 - É constituída a Frente Popular Chinesa.

1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial o  Alto-Comando nazi de Adolf Hitler aprova a constituição das brigadas assassinas ("Einsatzgruppen"), na Polónia ocupada.

1953 - O médico norte-americano Jonas Salk consegue sintetizar a vacina contra a poliomielite.




1977 - Há 40 anos entra em funcionamento a barragem de Cahora-Bassa, em Moçambique.

1979 - São assinados os acordos de Camp David, nos EUA, um tratado de paz entre o Egipto e Israel.

1990 - Os Óscares da Academia de Hollywood distinguem "Miss Daisy", o realizador Oliver Stone e os actores Jessica Tandy e Daniel Day-Lewis.




2000 - Vladimir Putin ganha, à primeira volta, as eleições russas, com maioria absoluta.

2001 - Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia passam a integrar o espaço Schengen de livre circulação de pessoas.

2005 - O Partido da Renovação Social de Guiné-Bissau escolhe Kumba Ialá, deposto em Setembro de 2003, para candidato às eleições presidenciais de 19 de junho.



2006 - Eleições legislativas em São Tomé e Príncipe.

2007 - O Partido Democrata Unionista, de Ian Paisley, e o Sinn Fein, de Gerry Adams, chegam a acordo para partilhar o poder na Irlanda do Norte, a partir de 8 de maio.

2007 - Toma posse o novo governo kuwaitiano, que integra, pela primeira vez, duas mulheres.



2007 - Em Guantánamo, o australiano David Hicks, detido há mais de cinco anos pelas forças norte-americanas, declara-se culpado de terrorismo.

2007 - O vídeo do tema "Here It Goes Again", da banda norte americana OK Go, é eleito o clip mais criativo na 1ª edição dos Prémios do YouTube.


 
2007 - Os antropólogos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Xerardo Pereiro e Cebaldo de León Inawinapi são distinguidos pela National Geographic Society pela sua investigação sobre os indígenas Kuna do Panamá.
 
2007 - Morre Beniamino Andreatta (Trento, Itália, 11 de agosto de 1928 - Bologna, Itália, 26 de março de 2007), aos 78 anos. Foi economista e político italiano, um dos arquitectos da coligação de centro-esquerda "A Oliveira". Formado em direito, estudou economia política na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão e Cambridge. Leccionou como professor universitário em Milão, Urbino, Trento e Bolonha, foi ainda fundador e Reitor da Universidade da Calábria. Responsável pela fundação da editora "Il Mulino" em Bolonha. Membro do Parlamento Italiano (senador e deputado) entre 1976 e 1992 e entre 1994 e 1996. Eleito membro do Parlamento Europeu entre 1984 e 1989 e vice-presidente do Partido Popular Europeu entre 1984 e 1987. Entre 1979 e 1980 é nomeado Ministro do Orçamento, do Tesouro entre 1980 e 1982, dos Negócios Estrangeiros entre 1993 e 1994 e da Defesa de 1996 a 1998. Era membro do Partido Democrata Cristão, da esquerda italiana e um dos fundadores do Partido do Povo Italiano.

2008 - O presidente do parlamento tibetano no exílio afirma em Bruxelas que, segundo "fontes credíveis", a repressão das manifestações no Tibete pela China provocou já 135 mortes confirmadas, mas estima que estes números possam ser "10 vezes superiores".
 





 
Texto:
Paulo Nogueira


Sem comentários:

Enviar um comentário