sábado, 4 de março de 2017

EFEMÉRIDES do dia 4 de março



Dia Mundial da Oração.

De entre os santos consagrados a este dia, destaque para São Casimiro (Wawel, Cracóvia, Polónia, 3 de outubro de 1458 - Hrodna, Bielorússia, 4 de março de 1484). Casimiro era o décimo terceiro filho do rei da Polónia, Casimiro IV, e da rainha Elisabete d'Asburgo. Porém, apesar de possuir os títulos de príncipe da Polónia e grão-duque da Lituânia, não seguiu esse caminho. Desde muito novo abriu mão do luxo da corte, das suas ricas festas e todas as facilidades que a nobreza proporcionava. Fez voto de castidade e vivia na simplicidade do seu quarto, que transformou numa cela como a de um eremita, dedicando-se à oração, disciplina, penitência e solidão. O príncipe tinha de fato apenas uma ambição, se é que assim pode ser chamada, dedicar-se ao ideal da vida monástica. Desde a infância levava uma vida ascética, muito humilde, jejuando continuamente e dormindo no chão, por isso a sua saúde nunca foi perfeita, acabando o jovem príncipe por contrair tuberculose. Mesmo assim o seu pai confiou-lhe a regência do reino, por um breve período. Casimiro, como príncipe regente, não se furtou às obrigações junto ao seu amado povo. Cumpriu a função com inteligente política, todavia sem se deixar seduzir pelo poder. Depois, o rei teve de se conformar, porque Casimiro preferiu o celibato e o tratado do matrimónio com a bela e rica herdeira de Frederico III foi desfeito. Ele preferiu ser lembrado por viver entre os pobres de espírito, entre aqueles que receberam o reino de Deus, do que ser recordado entre os homens famosos e poderosos que governaram o mundo. Morreu aos vinte e cinco anos de idade e foi sepultado em Vilnius, capital da Lituânia, em 4 de março de 1484. Logo passou a ser venerado por todo o povo polaco, lituano, húngaro, russo. O seu culto acabou sendo introduzido na Europa ocidental através dos peregrinos que visitavam sua sepultura. Menos de quarenta anos após a sua morte foi canonizado pelo Papa Leão X. São Casimiro foi declarado padroeiro da Lituânia e da juventude lituana; também da Polónia, onde até hoje é considerado um símbolo para os cristãos, que o veneram como o protector dos pobres.

 




Em Portugal

1394 - Nasce o Infante D. Henrique de Avis (Porto, Portugal, 4 de março de 1394 - Sagres, Portugal, 13 de novembro de 1460). Era o quinto filho de D. João I de Portugal, fundador da Dinastia de Avis, e de Dona Filipa de Lencastre. Virá a ser um infante português e a mais importante figura do início da era das descobertas, popularmente conhecido como Infante de Sagres ou "O Navegador". A D. Henrique se devem feitos como a tomada de Ceuta em parceria com o seu pai e irmãos, embora também tenha participado no desastre de Tânger; a armada das Canárias; a guerra que os seus navios faziam aos infiéis, principalmente piratas; o povoamento das "descobertas" ilhas Atlânticas, particularmente notável na Madeira. Foi ele quem mandou vir da Sicília a cana-de-açúcar e os "técnicos" para supervisionarem o seu cultivo e a sua transformação, fazendo da Madeira uma importante região produtora de açúcar. Os seus restos mortais encontram-se sepultados no Mosteiro da Batalha.


 
1493 - O explorador Cristóvão Colombo chega a Lisboa a bordo do seu navio Niña após a viagem do descobrimento do denominado Novo Mundo mais tarde América.

1777 - Há 240 anos a rainha D. Maria I de Portugal demite o Marquês de Pombal e afasta-o de Lisboa.



1809 - Durante o período das Invasões Francesas as tropas portuguesas impõem a retirada estratégica do general Soult, no Rio Minho.

1852 - Almeida Garrett toma posse como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, no Governo do Duque de Saldanha.

1856 - Nasce Alfredo Bensaúde (Ponta Delgada, Açores, Portugal, 4 de março de 1856 - Ponta Delgada, Açores, Portugal, 1 de janeiros de 1941). Virá as ser engenheiro e professor universitário de ciências geológicas, mineralogista, reformador do ensino tecnológico em Portugal no início do século XX. 
Depois de fazer os seus estudos preparatórios em Ponta Delgada, aos 15 anos de idade foi enviado pelo pai para a Alemanha, a fim prosseguir os estudos. Começou por frequentar as classes preparatórias da Escola Técnica Superior de Hanôver, passando, depois, para o curso de Engenharia na Escola de Minas de Clausthal, hoje Clausthal-Zellerfeld, obtendo o grau de Engenheiro de Minas em 1878. Doutorou-se em Mineralogia, na Universidade de Göttingen que premiou a tese com uma medalha de ouro. Ao regressar a Portugal, integrou os Serviços Geológicos e, em 1884, foi leccionar Mineralogia e Geologia para o Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. Foi o fundador e primeiro director do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa em 1922. Entre os seus trabalhos, contam-se, além da Tese de Doutoramento e memória laureada pela Universidade, Relatórios sobre vários jazigos minerais de Portugal, notícias várias sobre mineralogia, publicadas em revistas Alemãs, Francesas e Portuguesas.
 
 
 
1859 - Os deputados portugueses José Estêvão e Vicente Ferrer apresentam a "moção laica" para impedir "as influências e demasias de qualquer espécie religiosa", nas instituições oficiais portuguesas.
 
1869 - Nasce Eugénio de Castro (Coimbra, Portugal, 4 de março de 1869 - Coimbra, Portugal, 17 de agosto de 1944). Virá a ser poeta e professor, pioneiro do simbolismo na poesia portuguesa. Formado pela Faculdade de Letras de Coimbra, aí viria a desempenhar funções docentes e directivas. É ainda durante os estudos académicos que funda, em 1889, com João Menezes e Francisco Bastos, a revista "Os Insubmissos", criada com um intuito deliberado de rivalizar com a revista académica "Boémia Nova". Funda várias revistas e colabora com várias publicações. Foi autor entre outras obras de "Cristalizações da Morte" (1884), "Jesus de Nazareth" (1885), "Camafeus Romanos" (1921), "Últimos Versos" (1938), entre muitas outras.
 

  
1911 - Morre o escritor José Valentim Fialho de Almeida (Vidigueira, Vila de Frades, Portugal, 7 de Maio de 1857 - Cuba, Portugal, 4 de Março de 1911), aos 54 anos. Foi um jornalista e escritor pós-romântico português. Realizou os estudos secundários num colégio de Lisboa, entre 1866 e 1871. Empregou-se numa farmácia, entre 1875 e 1878, faz os estudos preparatórios para o ingresso no curso de Medicina na Escola Politécnica. Acaba por se formar aos 38 anos, mas exerce durante pouco tempo, preferindo cada vez mais a vida jornalística e literária e movendo-se nos ambientes boémios que tão bem descreverá nas suas crónicas. Tornou-se lavrador em Cuba, mas continuou a publicar artigos para jornais, e a escrever vários contos e crónicas. Em 1880, funda e dirige a revista literária "A Crónica" e, dois anos depois, "A Ilustração", mas colabora assiduamente em muitos outros periódicos como "A Renascença" (1878-1881), "O Contemporâneo" (1879), "Museu Ilustrado" (1878-1879), "O Occidente" (1878-1891), "A Illustração Portugueza" (1884-1890) e "A Folha Nova" (1882-1890). Os seus primeiros volumes de contos, "Contos", "A Cidade do Vício" e "O País das Uvas" saem respectivamente em 1881, 1882 e 1893. Em 1879, começa a publicar no diário "Novidades" um romance naturalista, intitulado "Os Decadentes - Romance da Vida Contemporânea", que deixará inacabado. Foi ainda autor de várias obras entre elas  "Vida Irónica" e "Os Gatos".

1931 - Durante o Estado Novo, o Diário do Governo publica o Regime de Condicionamento das Indústrias, aprovado em fevereiro. Este regime aplicava-se apenas às industrias transformadoras que necessitando de se implementar ou expandir, tinham de requerer autorização previa do Estado que implicava um parecer dos restantes industriais existentes. De referir que este regime se manteve até ao fim do Estado Novo.




1948 - Começa o julgamento dos membros da Comissão Central do designado MUD (Movimento Democrático Juvenil), pela Ditadura do Estado Novo.

1996 - A administração das Ordens Portuguesas atribui o Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração do país, a Mário Soares, no final do segundo mandato presidencial.

2001 - Cai o tabuleiro da ponte Hintze Ribeiro às 21:15 horas, que liga Entre-os-Rios a Castelo de Paiva, provocando a morte a 59 pessoas. Ficou conhecido como Tragédia de Entre-os-Rios. A Ponte Hintze Ribeiro, inaugurada em 1887, e que fazia a ligação entre Castelo de Paiva e a localidade de Entre-os-Rios.




2005 - Morre José Matos Maia (Lisboa, Portugal, 1931 - Lisboa, Portugal, 4 de março de 2005), aos 73 anos. Foi jornalista, profissional da rádio, produtor, realizador e locutor português. José Matos Maia iniciou a sua carreira aos 18 anos, no extinto Rádio Peninsular, em Lisboa. Colaborou depois como produtor e realizador noutras emissoras: Voz de Lisboa, Rádio Graça, Clube Radiofónico de Portugal e Rádio Restauração. Em 1956 ingressou na Rádio Renascença, onde, em 1958, realizou “A Invasão dos Marcianos”, uma emissão baseada no livro “A Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells, que foi interrompida pela PSP. Matos Maia foi detido e interrogado pela ex-PIDE. Também apresentou outros programas de rádio como "Quando o Telefone Toca" e "Telefone Top". Em 1960 foi para o antigo Rádio Clube Português, onde realizou vários programas e chegou a coordenador-geral da estação. Também adaptou, dirigiu e realizou folhetins para a rádio, entre os quais "A Queda de um Anjo", de Camilo Castelo Branco, "Quando os Lobos Uivam", de Aquilino Ribeiro, "As Cidades e as Serras", de Eça de Queirós, e "Mau Tempo no Canal", de Vitorino Nemésio. Após o 25 de Abril participou na transformação do Rádio Clube Português na Rádio Comercial, no âmbito da RDP, onde foi director. Matos Maia é autor, entre outros, do livro "Aqui, Emissora da Liberdade", no qual relata a ocupação do antigo Rádio Clube Português na madrugada de 25 de Abril de 1974 e a sua transformação em posto de comando do Movimento das Forças Armadas e "Telefonia" onde agrupa muitos dados relacionados com a Rádio em Portugal.


 
2006 - Última saída do país do presidente Jorge Sampaio, numa viagem à Argélia, para homenagear o ex-presidente Manuel Teixeira Gomes, que morreu no exílio, em Bougie.
 
2006 - O filme sueco "Frostbitten, de Anders Banke, vence o Grande Prémio do 26º Fantasporto - Festival internacional de Cinema do Porto. Este filme venceu a Secção Oficial de Cinema Fantástico.
 


2007 - O cineasta português Hugo Vieira da Silva é eleito o melhor realizador do Festival de Cinema Contemporâneo da Cidade do México, com o filme "Body Rice".

2010 - Morre Joaquim Mascarenhas de Fiúza (São Domingos de Benfica, Lisboa, Portugal, 8 de fevereiro de 1908 - Lisboa, Portugal, 4 de março de 2010), aos 102 anos. Foi um velejador português que competiu em três Jogos Olímpicos, os de 1936, 1948 e 1952. Em Berlim ficou em 10.º lugar na classe Star, com António Guedes de Herédia e medalha de bronze em Classe Star nos Jogos Olímpicos Helsínquia de 1952. 
Para além de desportista notável, Joaquim Fiúza era detentor de um vasto património vitivinícola, oriundo das vastas propriedades da sua Casa Agrícola. Criou com o Enólogo australiano, Peter Bright, a empresa Fiúza & Bright, que conquistou prémios de prestígio a nível nacional e internacional.

2010 - Morre Rogério Fernandes (Lisboa, Portugal, 18 de Outubro de 1933  - Lisboa, Portugal, 4 de Março de 2010), aos 77 anos. Foi professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, jornalista e ensaísta. Opositor do regime do Estado Novo, foi militante do Partido Comunista Português, tendo integrado o grupo parlamentar daquele partido na Assembleia da República. Foi fundador do jornal A Capital e condecorado com a grã-cruz da Ordem da Instrução Pública. Das suas obras destaque para "Ensaio sobre a obra de Trindade Coelho" (1961), "Bernardino Machado e os problemas da instrução pública" (1985) e "Uma experiência de formação de adultos na 1a República : a universidade livre para educação popular, 1911-1917" (1993).








No Mundo

1152 - Frederico I também conhecido como Barbarossa, foi eleito rei da Germânia, actual Alemanha, em Frankfurt e coroado em Aachen cinco dias depois.
 


1319 - O papa João XXII autoriza a criação da Ordem de Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo, que substitui os Templários, ordem extinta pelo Papa Clemente V em 1311.
 
1461 - Durante a Guerra das Rosas em Inglaterra, o rei Henrique VI é deposto pelo seu primo, que então se torna o rei Eduardo IV.
 


1678 - Nasce Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, Itália, 4 de março de 1678 - Viena, Áustria, 28 de julho de 1741). Virá a ser um grande compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Depois de ter sido iniciado na música, o seu pai matriculou-o, ainda pequeno, na Capela Ducal de São Marcos, para aperfeiçoar os seus conhecimentos musicais, e foi também responsável pela sua admissão na orquestra da Basílica de São Marcos, onde Antonio Vivaldi despontou como o maior violinista do seu tempo. Em 1703, Antonio Vivaldi foi ordenado padre. Em 1704, foi-lhe dada dispensa da celebração da Eucaristia devido à sua saúde fragilizada (aparentemente sofria de asma), dedicando-se ao ensino de violino no orfanato de Ospedale della Pietà, em Veneza. É durante esses anos que Antonio Vivaldi escreve grande parte da sua música. Em 1705 é publicada a sua primeira colectânea  "Doze sonatas". Tinha a alcunha de il Prete Rosso ("o padre ruivo") por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É conhecido do grande público principalmente pelos seus quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni ("As Quatro Estações").
 
1776 - Durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, 800 soldados norte-americanos capturam "Dorchester Heights" dominando o porto de Boston em Massachusetts.
 
1832 - Morre Jean-François Champollion (Figeac, França, 23 de dezembro de 1790 - Paris, França, 4 de março de 1832), aos 42 anos. Foi egiptólogo francês, pioneiro na decifração do antigo alfabeto egípcio. Desde criança Jean-François Champollion demonstrou um enorme talento para línguas, tendo com cinco anos apenas começado a associar escrita impressa a palavras que tinha aprendido, começando a ler sozinho, sem ajuda de ninguém. Foi um aluno excelente, aprendendo, primeiro em Figeac (até aos oito anos) e depois no liceu de Grenoble (a partir de 1801), na adolescência, o latim, o hebraico e o grego, além do árabe, do aramaico, do cirílico, do caldeu e do arménio... Com 14 anos, em 1804, escrevera um trabalho sobre "Remarques sur la fable dês géants", acerca da mitologia grega. A partir de 1806 decide-se a estudar o Antigo Egipto, para tal apoiando-se no estudo da língua copta, a qual considerava necessária para se estudar o antigo idioma egípcio, que defendia estar no copta. Torna-se então, em 1807, membro da Academia de Grenoble. Em 1824, publicou "Précis du système hiéroglyphique dês anciens Égyptiens", obra pioneira da Egiptologia científica e da decifração plena da antiga escrita egípcia. Em 1822, Jean-François Champollion publicou seu primeiro avanço na decifração da hieróglifos da pedra de Roseta, mostrando que o sistema de escrita egípcio era uma combinação de sinais fonéticos e ideográficos, a primeira escrita desse tipo descoberta.



1861 - O advogado norte-americano Abraham Lincoln é investido XVI presidente dos EUA.

1887 - Há 130 anos, Gottlieb Daimler apresenta o seu primeiro automóvel, que ele mesmo testa nas ruas de Esslingen e Cannstatt, Alemanha.




1913 - Tomada de posse de Woodrow Wilson como vigésimo sétimo presidente norte-americano.

1917 - Há 100 anos durante a Primeira Grande Guerra Mundial 1914 -18, o exército alemão começa a retirada da frente ocidental.

1921 - O Republicano Warren Gamaliel Harding é investido como 29º presidente dos EUA. Virá a ser presidente dos EUA entre 1921 e 1923.




1931 - Pacto entre o vice-rei britânico Lord Irwin e o líder indiano Mahatma Gandhi para a libertação de presos políticos, na Índia.

1933 - O democrata Franklin Delano Roosevelt inicia o primeiro dos quatro mandatos como presidente dos EUA. Apresenta o "new deal", para responder à Grande Depressão que teve início em 1929.
 


1933 - Francis Perkins, a primeira mulher no Governo dos EUA, aceita a pasta do Trabalho. Na época, devido a Grande Depressão de 1929, há 13 milhões de americanos no desemprego.

1936 - Na Alemanha primeiro voo do dirigível LZ 129 Hindenburg. Foi construído pela empresa alemã Luftschiffbau-Zeppelin GmbH.
 


1965 - A Síria nacionaliza a produção e a extracção de petróleo.

1972 - A Síria nacionaliza as companhias distribuidoras de petróleo, a operar no país.
 
1974 - É inaugurada a ponte presidente Artur da Costa e Silva, popularmente conhecida como Rio-Niterói, com 12,9 km de extensão e vão central de 300 metros, ligando as cidades do Rio de Janeiro e Niterói atravessando a Baía de Guanabara. Esta infraestrutura da engenharia brasileira é considerada a maior ponte de betão pré-esforçado no Hemisfério Sul e a sexta maior do mundo.
 


1979 - O papa João Paulo II publica a primeira encíclica do pontificado, "Redemptor Hominis".

1992 - O tribunal administrativo da Argélia ilegaliza a Frente Islâmica de Salvação.

1999 - Xanana Gusmão, dirigente histórico da Fretilin, é preso na capital da Indonésia e afirma, em entrevista, que os timorenses querem a transição pacífica para a autodeterminação.




2004 - Morre Claude Nougaro (Toulouse, França, 9 de setembro de 1929 - Paris, França, 4 de março de 2004), aos 74 anos. Foi um cantor e poeta francês. Em 1947, foi aprendiz de jornalista no Journal des Curistes, em Vichy. Em 1950, depois de se libertar das obrigações militares ao colocar-se a serviço da Legião Estrangeira em Marrocos, foi trabalhar para o jornal argelino Echo d'Alger. Em 1955, começou a cantar no Lapin Agile, criou "Il y avait une ville", em 1957, a sua primeira canção gravada e, em 1958, lançou o seu primeiro disco. Iniciou a sua carreira profissional como compositor e, a partir de 1962, passou a interpretar as suas próprias canções. No início da década de 1970, realizou uma série de recitais em Paris que o tornaram muito popular. Em 1980, ganhou, com Assez, o Grande Prémio Nacional da Canção e, em 1988, obteve o Grande Prémio da Canção Francesa, atribuído pela Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música (Sacem), pelo conjunto do seu trabalho. Claude Nougaro, durante os seus cerca de 50 anos de carreira, manteve uma actividade musical intensa, com diversos concertos e tournées, gravando 20 discos. Destacam-se as canções "Ami Chemin", "Nougayork", "Armstrong", "Le Jazz et la Java", "Toulouse e Pacifique". Foi um dos cantores mais apreciados em França. Em 2002, anunciou uma paragem como cantor para se dedicar à leitura de textos, em palco, lançando "Fables de ma Fontaine".


 
2007 - Tropas australianas atacam, às primeiras horas da madrugada, posições do major rebelde Alfredo Reinado em Same, Sul de Timor-Leste, provocando quatro mortos e dois feridos entre os revoltosos. A notícia do ataque contra Reinado, que se pôs em fuga, desencadeia uma vaga de violência em vários bairros de Díli, com estradas cortadas, casas e carros incendiados e confrontos nas ruas. Horas depois, o presidente timorense, Xanana Gusmão, reafirma que a única saída para o major Reinado é entregar-se às autoridades. Embaixada de Portugal em Díli aconselha os portugueses a manterem-se em casa.

2009 - O Tribunal Penal Internacional emite um mandado de prisão contra o presidente do Sudão, Omar el-Béchir, por genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade.



2009 - Morre Albert Horton Foote Jr. (Wharton, Texas, EUA, 14 de março de 1916 - Hartford, Connecticut, EUA, 4 de março de 2009), aos 92 anos. Foi dramaturgo norte-americano, argumentista de Hollywood. Albert Horton Foote Jr. começou a carreira como actor, após estudar no Teatro Pasadena de 1931 a 1932. Depois de obter as melhores criticas para peças que tinha escrito, ele dedicou-se à escrita durante a década de 1940, tornando-se num dos principais escritores para televisão mais tarde na década de 1950, começando com um episódio para TV de "The Gabby Hayes Show". Escreveu a versão em inglês dos livros japoneses para o musical de 1970 “Scarlett”, adaptação musical do filme "E Tudo o Vento Levou". Em 1995 ganhou o Prémio Pulitzer de Teatro por "The Young Man From Atlanta". Recebeu uma indicação ao um Academy Awards de Melhor Roteiro Adaptado, e um Writers Guild of America pela sua adaptação de "To Kill a Mockingbird", em 1962. Distinguido ainda com o Óscar pela adaptação de "Não Matem a Cotovia"/"Na sombra e no silêncio". Ficou conhecido pelos seus notáveis dramas para a TV durante a Era de Ouro da Televisão. Foi agraciado com diversos prémios pelos seus trabalhos na área do cinema e televisão.
 
2009 - Morre Salvatore Samperi (Pádua, Itália, 27 de Julho de 1944 - Roma, Itália, 4 de Março de 2009), aos 64 anos. Foi realizador italiano de cinema erótico, como "Grazie, zia"(1968), "Peccato veniale" (1974), "Amore in prima classe" (1979), "Malizia 2000" (1991), entre outros êxitos deste género de cinematografia.
 








Texto:
Paulo Nogueira

 


Sem comentários:

Enviar um comentário